Planejamento 2018

Há uma semana os professores do Oswald têm se reunido para planejar o ano letivo de 2018, que começa amanhã! Em encontros gerais, divididos por áreas ou em grupos estratégicos, toda a equipe do Colégio esteve debruçada em trocar práticas significativas e pensar os melhores caminhos para a execução de um projeto pedagógico inovador.

Além da recepção aos novos professores e funcionários, os encontros do período de Planejamento possibilitaram reflexões sobre as práticas pedagógicas do Oswald, como as apresentadas na última terça-feira, em uma manhã de compartilhamento chamada de “Boas Práticas”. Projetos selecionados de cada um dos níveis foram apresentados a toda a equipe, trazendo ideias e reflexões que abrangeram desde o uso de ferramentas tecnológicas à disposição dos professores, criação de ambientes virtuais, importância do exercício de reescrita no processo de formação de leitores, práticas inclusivas e muitos outros exemplos de desenvolvimentos inovadores do projeto pedagógico oswaldiano.

As apresentações de “Boas Práticas” foram importantes momentos de troca e formação para os professores do Oswald, com os quais conseguiram aprender com a experiência dos colegas, agregando novas ferramentas, usos e ideias para promover uma aprendizagem ainda mais significativa. Ao discutirem o desenvolvimento de práticas de experimentação ou investigação na Educação Infantil, por exemplo, professores de outros níveis conseguiram pensar em como estas práticas se dão em outras faixas etárias e como enxergam o desenvolvimento de determinadas habilidades no aluno oswaldiano. O período de Planejamento é, portanto, muito importante para que toda a equipe do colégio consiga alinhar projetos e práticas que reverberem e dialoguem em todos os níveis educacionais, de forma transversal e multidisciplinar, construindo um currículo que corrobore para a consolidação de um currículo diversificado e inovador.

0 0 vote
Article Rating