A chegada do Fundamental II

Durante a trajetória escolar dos alunos, são muitas as mudanças, conquistas e desafios. Os momentos de mudança de ciclo marcam esta trajetória com o fim de um período da da escolaridade – e da vida – e a entrada em outro, mais complexo.

A chegada no Ensino Fundamental II é uma das mudanças mais desafiadoras deste trajeto, pois é definida pela convocação à um cotidiano escolar muito mais autônomo e autorregulado, além de marcar a chegada da adolescência.

Nesta importante nova fase para os alunos do Oswald, foram muitas as ações de recepção, adaptação e integração do novo 6º ano na Unidade Cerro Corá: a coordenadora do 6º e 7º ano, Adriana Dias, e a tutora de 6º ano, Juliana Haim, acompanharam de perto a chegada dos alunos no primeiro dia de aula, ajudando-os a organizar suas rotinas, materiais, armários e estabelecendo novos combinados e regras para a convivência cotidiana.

As turmas foram apresentadas aos professores pessoalmente e também através de fotografias e recados especialmente redigidos para o 6º ano, em que os educadores apresentam um pouco de suas áreas, cursos e desejam as boas-vindas aos alunos. Este material está fixado nos murais das salas da série, para ajudar os estudantes a se acostumar com nomes e áreas de cada professor especialista, mais uma novidade do Ensino Fundamental II.

Em um outro momento coletivo, todos os alunos puderam conhecer melhor o curso de Língua Portuguesa e Literatura, em um encontro com a professora Vivian Gusmão, que apresentou a primeira leitura realizada neste novo ciclo: “O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas ilhas maldivas”, de Keka Reis, que narra justamente a jornada de descoberta de uma menina na entrada à adolescência e ao Ensino Fundamental II.

Ao longo deste primeiro mês de aulas, os alunos do 6º ano serão gradativamente adaptados na nova rotina de combinados e responsabilidades, sendo convidados a assumir uma postura mais autônoma no convívio escolar. Para isso, coordenadora e tutora desta série, além de toda a equipe pedagógica, acompanham individualmente cada aluno, suas relações com colegas e possíveis dificuldades, para criar um ambiente acolhedor e desafiador aos novos estudantes do Ensino Fundamental II. Sejam bem-vindos!