Caça ao tesouro

A atividade de caça ao tesouro realizada nas aulas de Geografia do professor Tarso Loureiro, promove  a interpretação e leitura de representações cartográficas e desenvolve a habilidade de navegar por quaisquer tipos de mapas, trabalhando as noções básicas de localização através de pontos cardeais e colaterais.

Mas, além de mobilizar todos estes conteúdos, no Oswald, este também é um espaço de troca entre alunos de diferentes idades e mais uma chance para se colocarem como produtores de conhecimento. A atividade é realizada entre o 6º ano do Ensino Fundamental II e a 1ª série do Ensino Médio, de forma integrada e com trocas significativas! Os alunos do Fundamental II recebem mapas e orientações produzidas pelos colegas do Ensino Médio, colocando ambos em relação com conteúdos semelhantes em perspectivas e profundidades diferentes.

No 6º ano o trabalho desenvolve noções de localização básica, habilidade de leitura e interpretação de mapas, interpretações de representações cartográficas e de mapas com legenda. Já na 1º série do Ensino Médio, apesar de os conceitos serem basicamente os mesmos ,eles são produtores destas informações! O desafio para nossos alunos é produzir uma narrativa para a navegação, criando um mapa coerente e que mobilize os pontos cardeais e colaterais corretamente.

Ao produzir materiais de estudo para outros estudantes, os jovens vão percebendo seu papel como produtores de conhecimento e de experiências didáticas. Pelo outro lado, os colegas do 6º ano têm a oportunidade de se aprofundar nas competências requisitadas pelo trabalho em grupo, onde o aprendizado de todos  é importante e deve ser garantido e respeitado!

0 0 vote
Article Rating