Onde estão os oswaldianos?

Uma das questões importantes para o Oswald diz respeito ao percurso dos alunos depois do Ensino Médio. A finalização dessa etapa é um marco da passagem dos jovens para o mundo público, com todos os seus desafios. Vestibular, universidade, mundo do trabalho e inserção no mundo adulto são temas centrais do debate com os estudantes. Desde 1988 o Colégio desenvolve o Projeto de Orientação Profissional, que se desenvolve de maneira gradual, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O objetivo é estimular cada aluno a desenvolver um projeto próprio de futuro. Deve haver nele uma relação próxima e dialógica entre a escolha profissional, o vestibular, o Enem, as perspectivas de vida e a dimensão pública das ações individuais e coletivas.

Como estão os nossos alunos frente à essa realidade?

Acreditamos que os estudantes saiam preparados do Oswald, uma vez que têm uma formação ampla e consistente em todas as principais áreas do conhecimento. A estrutura e organização de nosso currículo também dialogam intensamente com as matrizes dos principais vestibulares e do ENEM e as experiências de realização de provas de longa duração ocorrem durante todo o Ensino Médio, através de simulados ou das SATs (Sínteses Avaliativas do Trimestre). Além do acompanhamento do projeto de orientação profissional, que ajuda a colocar o vestibular como parte de um projeto de vida mais amplo.

Acompanhamos o desempenho e as trajetórias escolhidas pelos alunos formados em 2017 e temos o prazer de compartilhar estes resultados na série “Por onde andam os Oswaldianos?” em nossa página do facebook. A diversidade de cursos e instituições que nossos alunos escolhem é um reflexo deste projeto de Orientação Profissional que os ajuda na construção de um projeto de vida único, autônomo e criativo!

Confira algumas das escolhas de nossos alunos, que foram aprovados nos seguintes vestibulares:

Alex de Souza e Silva DeloyaCiências SociaisUSP
Ana Helena Leiva CastilhoLetras/PsicologiaUSP/PUC