Palestra sobre Mercado Financeiro

O que é SFN? Como definir moeda, crédito ou câmbio? Como funciona o Mercado Financeiro?

Estas questões são comuns para muitos adultos, mas também estão adentrando o cotidiano de nossos alunos no Ensino Fundamental II. Os adolescentes podem só integrar o mercado de trabalho e lidar com suas finanças pessoais no futuro, mas, para além disso, refletir sobre temas financeiros é importante para compreender melhor a realidade em que vivem.

Portanto, na última semana, o 9º ano do Ensino Fundamental II recebeu o administrador de empresas Edson Ribeiro para uma palestra sobre Mercado Financeiro. Edson esclareceu muitos conceitos para nossos alunos, fazendo uma fala de Introdução ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e explicando suas principais funções e integrantes. Também definiu e discutiu termos como moeda, crédito, capitais e câmbio.

O encontro fez parte do projeto interdisciplinar do 9º ano do Ensino Fundamental II do Oswald, em que alunos estudam o Mercado Financeiro e seu funcionamento. O Projeto Mercado Financeiro já acontece há pelo menos 4 anos no Oswald e reúne estudos e atividades nas áreas de Geografia e Matemática. Os currículos de ambas as disciplinas se aprofundam em temas relacionados a este universo, tendo como objetivos específicos tanto a compreensão de cálculos de juros na resolução de problemas de Matemática Financeira, quanto a análise crítica da lógica financeira do capitalismo em sua fase atual.

Desse modo, a palestra com o administrador de empresas aproximou nossos alunos destes objetivos. Envolvendo as turmas de 9º ano em discussões sobre específicas, como a análise de metoloologias e dos principais mercados. Além de dar a oportunidade de nossos alunos adquirirem conhecimentos fundamentais de economia, geopolítica e matemática de forma conectada com a compreensão do mundo em que vivem.

2018-09-05T11:22:06+00:00