Oficina Aberta de Música

A Oficina Aberta de Música do G3 é um evento anual de integração entre escola e família, que promove o  compartilhamento do trabalho de Música desenvolvido com essa faixa etária da Educação Infantil, pelas professoras polivalentes e pelo professor de Música, Maurício Braz.  Neste ano as famílias foram recebidas no parque, onde encontraram um cantinho sonoro. Percorreram os espaços passando por fios que formavam uma teia que produzia sons ao esbarrarem nela,  jogando bola em partes vazadas de um tecido com instrumentos pendurados, andando sobre um tapete com buzinas, chacoalhando caixas-sonoras, e assim, para cada ação, ouvindo diferentes sons.

Desenhar ao som de instrumentos ou de uma música, também fez parte das atividades. Na turma da manhã as crianças e seus pais puderam inventar  formas gráficas de representar a peça musical “Pedro e o lobo” enquanto a da tarde ouviu instrumentos como tambor, pau de chuva, reco-reco, sinos, para fazer o seu registro.

A história “Pedro e o Lobo” também foi contada e as famílias puderam usar um instrumento para representar os personagens, tocando quando este aparecia na história. No período da tarde a história “O Grande Rabanete” foi contada com fantoches e ganhou sonorização com instrumentos!

O professor Maurício apresentou parte do repertório de músicas e brincadeiras tradicionais já conhecidas pelas crianças no violão, entre elas algumas de balanceio, que promoveram a interação dos pais e mães com os seus filhos. Maurício também propôs uma brincadeira de adivinhar timbres de instrumentos escondidos.

Assim, recheada de música, som e brincadeiras, a Oficina Aberta aproximou as famílias e do colégio, apresentando um pouco do que as crianças vivenciam cotidianamente com seus colegas e professores.

2018-09-25T13:44:54+00:00

About the Author: