Conheça os diferenciais do programa Oswald Integral

A criação do Oswald Integral, o período integral para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, é uma das grandes novidades do Colégio Oswald para 2019.

Composto por programações especiais, que envolvem atividades recreativas e educativas, incluindo o ensino bilíngue, o Oswald Integral terá suas aulas realizadas na Unidade Girassol II (antiga Oficina Toka), na recém-inaugurada Unidade Madalena, onde são atendidas as turmas de Educação Infantil (G2 ao G4).

“O Oswald Integral surge como uma proposta opcional para as famílias que têm necessidade ou desejo de uma maior praticidade e qualificação das atividades no contraturno, contando com uma equipe em sintonia com os pilares da escola e que podem ampliar o seu convívio social ao mesmo tempo em que incrementam seu repertório cultural, além de oferecer uma maior imersão em inglês”, explica a Diretora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Nana Giovedi, que neste ano passou a responder também pela direção da Unidade Girassol II.

Além disso, o Oswald Integral vem para atender a uma necessidade das famílias, que há algum tempo já expressavam seu desejo por uma opção de atendimento em horário estendido.

 

Qualidade dos vínculos no Oswald Integral

Com o Oswald Integral, a concepção da educação durante o horário de contraturno escolar envolve preparar ambientes e atividades para oferecer um leque variado de possibilidades no campo dos esportes, das artes e do inglês, que ampliem o repertório cultural e educacional dos alunos.

Para isso, a reorganização do espaço e dos conteúdos é tão importante quanto nossa equipe pedagógica, que conta com profissionais qualificados e afetivos, conhecedores das demandas das crianças e que, portanto, sabem planejar o dia a dia extracurricular dos alunos, levando em conta seus interesses e necessidades.   

De acordo com a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Ieda Abbud, responsável pelas turmas do G2 ao G4, o período que a criança vai passar no colégio, além de sua carga horária regular, será uma grande oportunidade para ampliação de experiências, mas, sobretudo, para cada criança brincar no seu ritmo, criando vivências em uma nova configuração de grupo.

“O brincar, para ser de fato brincar, precisa ser sempre uma escolha da criança, mesmo com a presença do educador, que será o responsável por criar diversas possibilidades de brincadeiras, por meio da seleção de materiais ou cenários estimulantes, levando em conta as características da faixa etária, além de uma escuta e uma observação atentas às necessidades de cada criança. É à criança que caberá a decisão do que vai querer brincar e com quem”, destaca Ieda, ressaltando a importância do desenvolvimento da autonomia nas diferentes situações vividas pela criança no ambiente escolar.

 

Oficinas e atividades do Oswald Integral

Parte do período integral do Oswald será preenchido por oficinas de características práticas, isto é, que convidam os alunos a realmente colocar a mão na massa.

Essas oficinas, por exemplo, de construção de brinquedos, de musicalização, de programação e de jogos teatrais, serão conduzidas ou por especialistas ou pelos educadores do Oswald Integral, conforme a relevância e o interesse dos alunos pela proposta.

“É importante frisar que, especialmente no caso das crianças menores, os professores terão que avaliar suas condições em cada momento da rotina, e isso envolve flexibilidade para ajustá-la, para oferecer propostas alternativas à criança, de modo que o ritmo biológico e mesmo sua vontade de participar ou não de determinada atividade sejam respeitados. Dessa forma, garantimos que esse processo de passar o dia no ambiente escolar não seja desgastante para os alunos”, completa Ieda.

Além disso, o Oswald Integral oferece às famílias um leque de possibilidades para que elas escolham, de acordo com suas necessidades e interesses, o tempo de permanência das crianças, os horários de entrada e saída e as atividades de seu dia a dia.

Dessa forma, poderão optar por matricular seus filhos em programas como o Come Together, que oferece 7, 10 ou 15 horas de inglês semanalmente para as crianças; atividades variadas em português; almoçar e/ou jantar na escola; além de ter a garantia de que as crianças terão momentos de atenção individual, de interação com pares de diferentes idades, de lazer e cultura, assim como de ócio e liberdade para brincar em um ambiente agradável, seguro e assistido.

Segundo a Coordenadora de Línguas Adicionais do Oswald, Cristina Ramos, pesquisas de linguistas e neurocientistas apontam as vantagens de se adquirir uma língua adicional para a repertório cultural das crianças. “Esse saber amplia a visão de mundo, permitindo que se compreenda sua diversidade, e dá condições de interagir e agir nas sociedades. Foi considerando os pilares do colégio e nossa missão de colaborar para um mundo melhor que o programa Come Together foi pensado, um programa de intensificação de um inglês comunicativo e significativo”, explica a profissional.

 

Extracurriculares no Ensino Fundamental II e Médio

Também como parte do programa Oswald Integral, a Unidade Cerro Corá estréia oficinas e atividades extracurriculares para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Esportes, marcenaria, atividades circenses e o programa bilíngue Come Together são oferecidos aos alunos para ampliar sua formação e experiência na escola, no período da tarde.

Acesse o site do Oswald Integral para conhecer o programa e entender os diferenciais de cada uma das atividades!