Ciências no Oswald promove conhecimento na prática

Evento apresenta curiosidades e mostra o processo de aprendizagem de nossos estudantes

O evento Ciências no Oswald, que acontecerá no próximo dia 28 de setembro, tem como objetivo principal dar visibilidade às ações que acontecem na área das Ciências Naturais. 

Nossa escola tem como um dos pilares a investigação, por isso, o aprendizado de Ciências no Oswald vai muito além das fórmulas e teorias, e os alunos aprendem na prática conceitos científicos, formulando hipóteses e desenvolvendo o conhecimento de forma significativa. 

Para mostrar um pouco do que nossos alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio aprendem, vamos realizar a primeira edição do Ciências no Oswald em um sábado repleto de atividades e experiências, para apresentar algumas das descobertas mais curiosas envolvendo os trabalhos das disciplinas. “Nossos alunos precisam saber que as boas respostas vêm de perguntas feitas em diversas áreas do conhecimento, se cruzam nos dando uma dimensão de mundo fantástico em que o homem faz parte”, comenta a diretora do Ensino Fundamental II e Médio, Andréa Andreucci.

Algumas atividades previstas para o Ciências no Oswald

Os professores Ricardo e Nelson estão coordenando os trabalhos das turmas do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II. Os alunos do 6º ano farão apresentações sobre água e ambiente, no Ateliê, com a proposta de analisar o ciclo da água a partir da construção de modelos de filtragem natural e doméstica, enquanto os alunos do 7º ano vão realizar uma vivência prática, no Laboratório de 

Biologia, convidando os participantes a observarem as células.

Já os alunos do 8º ano farão uma análise sobre hábitos alimentares, com a simulação de cardápios e dietas para os visitantes a partir de demandas energéticas e financeiras, o que poderá ser conferido no Pátio Cultural.

Com supervisão do professor Danilo, a turma do 9º ano fará uma atividade de desafios relacionados a questões como densidade, sexualidade e usinas geradoras de eletricidade, no Teatro do Oswald, que precisarão ser resolvidos em dez minutos. Ao final da experiência, os participantes farão uma breve discussão sobre os desafios e poderão conferir uma exposição de maquetes construídas pelos alunos.

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio estão trabalhando com o professor Jacó na produção de uma história em quadrinhos com super-heróis, que terá como atividade um jogo de cartas cujos poderes serão medidos com base em conceitos físicos. A atividade acontecerá na Sala de Dança.

O professor Marcelo está desenvolvendo dois projetos com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, que poderão ser conferidos no Pátio Cultural. A primeira atividade consiste no mundo invisível na salada, que terá a observação e classificação dos protozoários encontrados nas verduras, enquanto o mundo em 3D: muito antes da realidade virtual, pretende explicar ao público os princípios envolvidos na visão estereoscópica e na percepção de cores.

Já os alunos da 3ª série do Ensino Médio mostrarão seus conhecimentos sobre química orgânica e eletroquímica analisando a presença de vitamina C nos alimentos. A atividade será realizada no Laboratório de Química e pretende desenvolver um procedimento simples para a verificação da presença de vitamina em sucos de frutas ou extratos de legumes.

O Ciências no Oswald é aberto a toda comunidade oswaldiana e será realizado na Unidade Cerro Corá, das 09h às 13h.