Estudantes encerram suas monografias com defesas no Projeto Teses

Uma das atividades mais importantes do Oswald – o Projeto Teses – teve sua culminância nesta semana, com as defesas das teses. Protagonizadas pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, elas estimulam a pesquisa e a investigação. Além disso, as defesas desenvolvem as habilidades acadêmicas de nossos alunos.

Em suas apresentações, os alunos mostraram-se bem preparados e organizados, de acordo com suas propostas de trabalho. Vale destacar que, durante as defesas, os estudantes apresentam seus trabalhos e esclarecem dúvidas de professores, especialistas e do público.

Defesas contemplam também diferentes processos de aprendizagem

As defesas aconteceram entre os dias 26 e 28 de novembro, quando foram apresentadas as pesquisas feitas ao longo do ano. Entre eles: ‘Antropofagia bizarra’, ‘Expressão e psicanálise da dança’ e ‘A geração de sofrimentos psíquicos em tempos líquidos’, entre outros. 

A segunda noite de defesa teve uma apresentação especial. Com o tema: ‘Dragões: mito ou realidade’, o projeto do aluno Gabriel Zoega Andretta Pujadas reuniu grande público. Isso porque os amigos acompanharam a defesa de Gabriel, que venceu desafios específicos em seu processo de trabalho. 

Por conta dos desafios para escrever sua tese, o estudante fez a apresentação no formato podcast. “Identificamos na escrita um desafio para ele. Como sabemos que ele tem grande conhecimento sobre o tema, entendemos que seria necessário uma adaptação. Daí surgiu a ideia do podcast e ele se saiu muito bem com essa forma de trabalho”, explica o professor de Ciências, Danilo Safi, que orientou o projeto de Gabriel. 

Já o aluno Vitor Vanicola Redondo, que defendeu a tese: ‘Vacinação: meio seguro ou duvidoso?’, escolheu o tema por interesse à  biomedicina e pelo fato da antivacinação ser uma das maiores ameaças da saúde mundial.

“O maior desafio envolveu organizar as informações em texto, já que a pesquisa foi muito interessante. Eu estava envolvido com o tema, que é do meu interesse”, completa Vitor, empolgado com sua apresentação.

Com o tema: ‘Gênero e corporeidade – A manifestação do corpo feminino no contemporâneo’, Livia Hattori superou o nervosismo na apresentação. “Eu conhecia minha tese, mas estar lá e não saber o que a banca vai falar dá um nervosismo.”

 

O Projeto Teses 

O projeto foi idealizado para proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciarem a produção de um trabalho acadêmico autoral. Desta forma, há mais de 30 anos, ele prepara os alunos para os desafios da vida adulta. 

Assim, sua missão vai ao encontro de nossos pilares de investigação e pesquisa para desenvolver senso crítico e habilidades acadêmicas.

Dentro dessa proposta de trabalho, os alunos desenvolvem suas pesquisas nos moldes acadêmicos. A culminância do projeto se dá com a apresentação, chamada de defesa de tese. Ela é feita perante banca especializada, composta pelo professor orientador e dois convidados, em um audiência aberta ao público.

Caio Volpe Arnoni defendeu a tese ‘A violência nas torcidas organizadas e no futebol, sob a perspectiva sociohistórica e psicanalítica’. Segundo ele, o projeto é uma excelente oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento e estimular a pesquisa. “O processo é longo, mas é muito gratificante chegar até aqui e defender a tese para a banca. O mais legal foi perceber o quanto eu evoluí no decorrer da pesquisa. Além disso, é uma preparação importante para a graduação. Ter essa oportunidade foi incrível e só tenho que agradecer ao colégio e a todos que me acompanharam nesse processo”, conta.

Segundo o professor e Coordenador Pedagógico da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, Tarso Loureiro, o projeto promove desafios formais. Entre eles, a leitura e a análise de textos mais complexos, já que propõe uma reflexão autoral sobre temas relevantes. Dessa forma, ele desenvolve o domínio das ferramentas de investigação e autonomia dos estudantes. 

O projeto envolve a apresentação dos banners, com o resumo dos projetos de pesquisa. Eles foram expostos no Congresso Interno de Comunicação de Pesquisa e estiveram expostos também durante as defesas de teses, dando uma dimensão da progressão e do processo de pesquisa de cada estudante. Parabéns aos alunos por concluírem com excelência este grande desafio da vida escolar no Oswald!

Confira a galeria de fotos das defesas de teses!