Manhã de Integração reúne crianças e famílias

No último sábado, 20 de março, tivemos a já tradicional Manhã de Integração para famílias e crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, neste ano adaptada para o formato digital.

Organizados por grupos, em salas do Google Meet, os encontros tiveram o intuito de promover a aproximação entre famílias de uma mesma turma, assim como a criação de vivências e memórias afetivas. A manhã contou com algumas propostas de atividades e brincadeiras conduzidas pelos professores especialistas de Música e Expressão Corporal, junto às professoras das turmas. 

Dentre as propostas, Paulo Mendes, professor de Música, convidou os presentes para uma brincadeira de “Qual é a música?”, tocando canções conhecidas, referências de filmes ou gêneros musicais, em que todos participaram com entusiasmo. Posteriormente, para que pudessem conhecer um pouco mais sobre o grupo, todos compartilharam suas preferências musicais, mostrando como os gostos podem ser diversos dentro da própria família e da turma.

Já nas atividades de Expressão Corporal, as professoras Janaína Peresan e Jacqueline Carvalho convidaram famílias e crianças para dançar e espantar a preguiça do corpo, deixando a manhã bastante animada. Com todos bem acordados e dispostos, seguiram as propostas com muita brincadeira, instrumentos musicais – como a alfaia e o pandeiro – e realizaram um desafio familiar, cujo objetivo foi unir os corpos para formar um único animal. Com essa experiência coletiva, puderam perceber como cada uma das famílias fez uso de diferentes estratégias para a realização da proposta e como o corpo é capaz de se transformar e assumir novas formas. 

No Oswald, a participação das famílias no processo escolar das crianças em momentos especialmente planejados colabora, sobremaneira, para que se forme e se fortaleça uma rede de confiabilidade entre as crianças, as famílias e a escola, tornando o ambiente mais propício às aprendizagens.

4 2 votes
Article Rating