Estudantes do 9º ano participam de encontros e palestras sobre Mercado Financeiro

Em proposta interdisciplinar de Matemática e Geografia, jovens reúnem-se para discutir temas relevantes desse mercado e seus impactos na sociedade. 

O Projeto de Mercado Financeiro é uma proposta desenvolvida há alguns anos pelas disciplinas de Matemática e Geografia e tem por objetivo discutir com jovens temas relevantes desse mercado e seus impactos no desenvolvimento da sociedade como um todo. Além disso, visa promover a visibilidade dos cálculos matemáticos na abordagem dos temas: 

  • Indicadores de desenvolvimento (o que são e como são calculados?); 
  • Crédito, taxa Selic, juros e Banco Central; 
  • Inflação (como é provocada e quais são suas soluções?);
  • Bolsa de Valores, Mercado Futuro e fundos de investimento; 
  • Capitalismo e consumo (mercadoria como espetáculo); 
  • Consumismo e juventudes (como os jovens lidam com o consumo)

Fazem parte do processo a pesquisa, a leitura e o registro escrito, além da análise de dados e apresentação de seminários. Acontecem, ainda, encontros com especialistas da área para ministrar palestras, assim como professores da casa e, tradicionalmente, familiares de alunos e alunas do 9º ano. 

A primeira palestra aconteceu no dia 09 de junho, em um encontro virtual com Gabriel Teixeira, professor de Economia da 3ª série do Ensino Médio. Gabriel é Sociólogo, Mestre (UFRRJ) e Doutor (UNICAMP) em Ciências Sociais, com experiência em Economia, Política e Mercado de Trabalho, e atuou como assessor parlamentar e sindical nos temas do trabalho e economia.

Durante a conversa, que girou em torno do tema “O que é Economia e o viés humano dessa ciência”, discutiram sobre a questão da Ciência Econômica como uma ciência humana, social e política, abordando capitalismo, socialismo, liberalismo e consumismo – assim como seu impacto no meio ambiente. Também, puderam perceber como as economias dos países se sustentam nesse mercado e como isso impacta a vida social e financeira. Como disse Gabriel, “discutir economia é discutir seres humanos em ação”. 

O encontro foi muito produtivo, repleto de trocas e perguntas interessantes feitas por alunos e alunas. A partir do envolvimento de todos com o assunto, ficou clara a necessidade e a importância de incentivar a discussão sobre o mundo em que vivemos e como coisas do cotidiano, como o preço do pãozinho, podem ter um viés político e impactar no mercado como um todo.

Dando continuidade ao Projeto Mercado Financeiro, recebemos no dia 24 de junho, em um encontro online, o administrador de empresas Kleber Douvletis (Siemens Healthineers) para uma conversa sobre o tema “Por que falar de finanças?”. Tópicos como controle financeiro de jovens, mercado de ações e formas de investimento, como o bitcoin, foram explicados e debatidos com estudantes.

No segundo semestre deste ano, ocorrerá mais um encontro, em 05 de agosto, com a participação de familiares da nossa comunidade.

5 2 votes
Article Rating