Conheça Fernando Pimentel

No Oswald desde 2007, novo diretor da Unidade Girassol iniciou sua trajetória como estagiário. Ao longo dos anos, passou também pelas funções de auxiliar de classe, assistência de coordenação, coordenação pedagógica e, por fim, assumiu a direção em 2024. 

“Penso que uma meta importante que tenho para o ano de 2024 é poder cumprir um bom primeiro ano no meu papel de diretor. Isso significa articular setores e processos de maneira que todos confluam para a que o Projeto Político Pedagógico do Oswald se realize em todas as funções e setores que envolvem a Unidade Girassol, garantindo a conexão com as outras Unidades, bem como o bem-estar e um clima organizacional favorável para todos que se encontram diariamente aqui (alunos, funcionários e familiares)”
– Fernando Pimentel

Na foto, Fernando Pimentel, homem branco de cabelos ondulados castanho-claros e olhos escuros sorri. Fim da descrição.

Fernando Pimentel é alguém bastante conhecido da comunidade oswaldiana. Famílias, estudantes e professores estão acostumados com a sua presença nos mais variados espaços físicos do Colégio Oswald de Andrade, sobretudo nas Unidades Girassol e Cerro Corá. É psicólogo, especialista em Gestão Escolar pela PUC-SP e professor convidado de cursos de pós-graduação na área de gestão, em instituições como: Instituto Singularidades e PUC-SP. Embora tenha assumido a direção da Unidade Girassol e do Oswald Integral em janeiro de 2024, trabalhou durante 12 anos ininterruptamente no Ensino Fundamental I, em quase todas as funções pedagógicas. A relação, no entanto, teve início ainda na infância, quando a família buscou matricular os filhos no Oswald, mas a falta de vaga para o irmão mais velho impossibilitou o seu ingresso. Apesar de não ter estudado no Oswald, sempre esteve próximo ao Colégio e, em algumas oportunidades, participava de atividades e programas abertos ao público. “Ao longo da minha trajetória de vida, conheci muitas pessoas que estudavam ou estudaram no Oswald. Cheguei até a frequentar eventos do Oswald na minha adolescência”, comenta.

Após terminar o Ensino Médio, Fernando ingressou no curso de Psicologia da PUC-SP. Durante o terceiro semestre, visualizou no mural do Centro Acadêmico um cartaz com divulgação do Programa de Estágio do Oswald. Naquele momento, tinha em mente um único objetivo: dedicar-se ao máximo às atividades acadêmicas. Além disso, era uma oportunidade de estágio de observação, ou seja, sem remuneração, mas o nome do Oswald foi o que fez a diferença. A curiosidade sobre os bastidores da escola sempre existiu, e, quando a possibilidade de fazer parte do Oswald se concretizou, não teve dúvida em se inscrever. A nossa história conjunta começou já no processo seletivo, ao ser convidado para uma tarefa que demonstrasse a relação entre ensino e aprendizagem.

A partir da aprovação no Programa de Estágio, no ano de 2007, Fernando trabalhou durante 11 anos na Unidade Girassol, passando pelas funções de estagiário, auxiliar de classe, assistência de coordenação e, por último, coordenação pedagógica. Ao longo de sua trajetória no Oswald, teve a oportunidade de trabalhar e de aprender com pessoas muito importantes para a construção da instituição: Eliana Gagliardi, uma das fundadoras e diretora da Unidade Girassol à época de sua contratação; Olga Gil Santos, diretora da unidade após a saída da Eliana; Cecilia Bottiglieri, “Para mim, esta talvez a principal. Uma das fundadoras e coordenadora das séries que atuei como auxiliar de classe. Depois, quando o cargo de assistente de coordenação foi dividido, me tornei assistente apenas da Cecília e assim foi por alguns anos, até ela se aposentar”, detalha Fernando. Também atuou com Nana Giovedi, que ocupou o cargo de diretora da Unidade Girassol após Olga Gil e atualmente está na direção do Oswald Formações, entre tantas outras pessoas, inclusive professoras e professores que seguem atuando no Oswald até hoje. Em 2018, foi transferido para a Unidade Cerro Corá para atuar na função de coordenador do Ensino Fundamental II.

Para o ano de 2024, algumas mudanças foram estabelecidas dentro da instituição. Pelos anos de experiência e pelo trabalho desenvolvido junto aos estudantes e às famílias, o nome de Fernando Pimentel foi a primeira opção para a função de diretor, completando um ciclo de crescimento e de valorização profissional. “Penso que uma meta importante que tenho para o ano de 2024 é poder cumprir um bom primeiro ano no meu papel de diretor. Isso significa articular setores e processos de maneira que todos confluam para a que o Projeto Político Pedagógico do Oswald se realize em todas as funções e setores que envolvem a Unidade Girassol, garantindo a conexão com as outras Unidades, bem como o bem-estar e um clima organizacional favorável para todos que se encontram diariamente aqui (alunos, funcionários e familiares)”, finaliza.

5 2 votes
Article Rating