Por que incluir “Projeto de Vida” no 9º ano?
Além de privilegiar o lugar da escolha dos estudantes na trajetória escolar, a obrigatoriedade da disciplina Projeto de Vida volta o olhar de educadoras e educadores do país para aspectos que extrapolam os conteúdos das disciplinas e permitem uma reflexão mais profunda sobre as ações, escolhas e impactos da ação individual e coletiva no mundo que temos e no mundo que queremos.
2º Fórum OEP de Práticas Educativas
Profissionais dos colégios Oswald de Andrade, Elvira Brandão e Piaget participaram do encontro que busca intensificar as ações colaborativas e capacitar as equipes para os desafios contemporâneos.
Conheça o Novo Ensino Médio do Oswald
Em 2022, a Reforma do Novo Ensino Médio nos permitiu aprimorar o que já tínhamos e ampliar a parte flexível de nosso currículo. Conheça as quatro estruturas interligadas que compõem a nossa matriz curricular.
Conheça o PROVE
Oferecido a estudantes de 2ª e 3ª série do Ensino Médio, o PROVE - Programa de Revisão do Oswald para Vestibulares e Enem é um curso extracurricular para a preparação e o bom desempenho de nossos jovens nos tradicionais exames e avaliações externas que visam o ingresso em uma universidade. Participe!
Turmas de 9º ano refletem sobre racismo
Nas aulas de Ciências, as turmas do 9º ano estudaram os conceitos de sexualidade, orientação sexual, sexo biológico, identidade de gênero e papeis de gênero. A compreensão desses conceitos levou aos estudos de movimentos feministas e investigações de outras formas de preconceito, como o racismo existente em nossa sociedade. Confira!
Tempos de retomada
"Passamos, nos dois últimos anos, por um período em que muito do que nos é caro ficou em suspenso, nas mais diversas esferas da vida. As escolas, assim como tantas outras instituições, precisaram se reinventar e enfrentaram grandes desafios na tarefa de adequar-se às restrições necessárias para a contenção do avanço da pandemia, ao mesmo tempo em que sustentavam seu papel na formação de seus estudantes. Muito foi discutido sobre as implicações e efeitos - a curto, médio e longo prazo - do que tem sido vivido, tanto do ponto de vista pedagógico quanto no que diz respeito à experiência de coletividade que a escola proporciona. Neste início de ano, todavia, temos podido expandir nossas possibilidades de interação com a comunidade escolar, retomada aguardada e de enorme importância." Confira o texto escrito por Carolina Aranha, Coordenadora Pedagógica de G5 da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental!
Multiculturalismo na escola
"Toda história é formada por vozes. Vozes que não podem se apagar em detrimento de outras que, por diversos motivos envolvendo relações de poder, tiveram mais propagação. É preciso instigar nossos estudantes para que investiguem, questionem, escutem, perguntem e entendam que uma história parte sempre de um lugar". Confira o texto de Sheila Barreto, Coordenadora Pedagógica de 4º e 5º ano do Oswald.
Moderno eterno
Evandro Camperom, professor de Língua Portuguesa do Oswald, preparou um belíssimo texto a respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, que compartilhamos com vocês!
Como acontece o acolhimento na Educação Infantil do Oswald?
O início da vida escolar é um momento delicado para todos os envolvidos, por isso, o ingresso das crianças na escola acontece de forma gradual e requer planejamento e atenção especial de toda a equipe, tendo a brincadeira como elemento central para o processo de acolhimento e o estabelecimento de vínculos.
100 anos da Semana de Arte Moderna
O que se pretende ao trazer o debate sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 para o cotidiano da escola?