Agende uma Visita Área Restrita
Educação Infantil2018-10-30T14:45:56+00:00

Educação Infantil

No cotidiano da Educação Infantil, cuidar e educar dão-se de modo integrado em experiências diversificadas nas diferentes áreas do conhecimento, desencadeadas pelo trabalho com projetos de investigação e pela brincadeira.

É foco de nosso trabalho o exercício do olhar curioso diante do mundo e de aproximação em relação ao outro, além de si mesmo.

Colégio Oswald de Andrade Educadora com Crianças
Colégio Oswald de Andrade Desenho de Criança
Colégio Oswald de Andrade Educação Infantil

Educação Infantil

No cotidiano da Educação Infantil, cuidar e educar dão-se de modo integrado em experiências diversificadas nas diferentes áreas do conhecimento, desencadeadas pelo trabalho com projetos de investigação e pela brincadeira.

É foco de nosso trabalho o exercício do olhar curioso diante do mundo e de aproximação em relação ao outro, além de si mesmo.

Colégio Oswald de Andrade Educadora com Crianças
Colégio Oswald de Andrade Desenho de Criança
Colégio Oswald de Andrade Educação Infantil

Desafios

O cotidiano do aluno da Educação Infantil é construído a partir do brincar, de projetos e situações de trabalho diversificadas, como rodas de conversa e pesquisa, atividades plásticas e musicais, trabalhos corporais, dramatizações e trabalhos de campo.

Desafios

O cotidiano do aluno da Educação Infantil é construído a partir do brincar, de projetos e situações de trabalho diversificadas, como rodas de conversa e pesquisa, atividades plásticas e musicais, trabalhos corporais, dramatizações e trabalhos de campo.

ACOLHIMENTO E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS

Contamos com um cuidadoso processo de acompanhamento, que favorece o contato da criança com um novo espaço e que orienta as famílias nessa importante etapa da vida de seus filhos.

BRINCAR

No Oswald, o brincar é concebido como parte da constituição da criança e das relações que ela cria com os outros e com o mundo ao seu redor.
A brincadeira cria um repertório que fornece mais ferramentas para entender o mundo, mesmo na vida adulta, uma vez que a capacidade criativa está intrinsecamente relacionada à brincadeira.
No currículo da Educação Infantil, é colocada como pano de fundo para todas as atividades desenvolvidas com as crianças, mostrando-se como uma linguagem que permite às crianças investigar, explorar e criar novas formas de se relacionar.

METODOLOGIA DE PROJETOS

O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.

LINGUAGEM

A aproximação do aluno com as várias áreas do conhecimento, por meio de uma diversidade de estratégias e linguagens, permite que ele desenvolva, desde o início da sua vida escolar, um aprendizado significativo e que o tornará capaz de investigar e conhecer o mundo nos mais diversos aspectos.

Colégio Oswald de Andrade Desafios da Educação Infantil
ACOLHIMENTO E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS

Contamos com um cuidadoso processo de acompanhamento, que favorece o contato da criança com um novo espaço e que orienta as famílias nessa importante etapa da vida de seus filhos.

BRINCAR

No Oswald, o brincar é concebido como parte da constituição da criança e das relações que ela cria com os outros e com o mundo ao seu redor.
A brincadeira cria um repertório que fornece mais ferramentas para entender o mundo, mesmo na vida adulta, uma vez que a capacidade criativa está intrinsecamente relacionada à brincadeira.
No currículo da Educação Infantil, é colocada como pano de fundo para todas as atividades desenvolvidas com as crianças, mostrando-se como uma linguagem que permite às crianças investigar, explorar e criar novas formas de se relacionar.

METODOLOGIA DE PROJETOS

O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.

LINGUAGEM

A aproximação do aluno com as várias áreas do conhecimento, por meio de uma diversidade de estratégias e linguagens, permite que ele desenvolva, desde o início da sua vida escolar, um aprendizado significativo e que o tornará capaz de investigar e conhecer o mundo nos mais diversos aspectos.

lateral-infantil-novo252-1080

Na primeira infância, a criança faz uso
de todas as linguagens.

Organizamos os espaços de forma intencional, favorecendo o uso da linguagem plástica, musical, cênica (neste momento, o jogo simbólico), do brincar, do desenho, da escrita, da matemática, da geometria, enfim, todas as possíveis linguagens que favoreçam a ação da criança de forma independente, ativa e criativa.

Na primeira infância, a criança faz uso
de todas as linguagens.

Organizamos os espaços de forma intencional, favorecendo o uso da linguagem plástica, musical, cênica (neste momento, o jogo simbólico), do brincar, do desenho, da escrita, da matemática, da geometria, enfim, todas as possíveis linguagens que favoreçam a ação da criança de forma independente, ativa e criativa.

Colégio Oswald de Andrade Ensino Infantil
Colégio Oswald de Andrade Ensino Infantil
Colégio Oswald de Andrade Desenho de Criança
Colégio Oswald de Andrade Desenho de Criança
ARTES

As crianças vivenciam diversas linguagens artísticas, seja nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seja nos encontros específicos com professores especialistas.
Nos momentos dedicados ao trabalho com Música, investigam diferentes sonoridades e instrumentos, desenvolvendo a musicalidade e criando um repertório.
No Ateliê de Artes, exploram materiais, texturas, cores e as diversas possibilidades de criações e expressões artísticas.

INGLÊS

Nesta faixa etária, a principal expectativa é que as crianças familiarizem-se com a sonoridade da língua inglesa.
No convívio das brincadeiras no parque, da hora do lanche e de atividades propostas, apresentamos aos alunos frases e palavras em um contexto comunicativo.
Por meio de arte, contação de histórias, músicas e muitas brincadeiras, as crianças vão se familiarizando com o vocabulário, sem esforço, nos diferentes contextos comunicativos.

EXPRESSÃO CORPORAL

Do G2 ao 2º ano, nossos alunos têm encontros semanais em que vivenciam brincadeiras, cantigas, dramatizações, jogos, danças, escuta e criação de histórias. Conhecer o próprio corpo é um aspecto fundamental do autoconhecimento para desenvolvermos nossa autoestima. Descobrir nossas capacidades e fragilidades torna-nos mais conscientes de nossas próprias possibilidades de expressão, assim como nos flexibiliza diante das diferentes formas de expressão e comunicação de outras pessoas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Expressão Corporal.

DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde os anos iniciais da Educação Infantil nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os alunos do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio são a dimensão de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos. O Oswald promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola, convida parceiros ou especialistas para ajudar nossos alunos a desenvolverem um olhar plural para o conhecimento e possibilitar a criação de um repertório cultural vasto.

REDE – PROJETOS INTERSERIADOS E MULTIDISCIPLINARES 

Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias,
construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da Rede. Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses, por meio da mediação de professores-tutores, os alunos argumentam sobre a relevância daquele estudo, pensando que será desenvolvido a partir de um projeto comum e que seu resultado será compartilhado. Semanalmente, na Rede, os alunos do Oswald vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre crianças de várias idades e com experiências variadas. Nos grupos, também participam diversos educadores da escola, que por sua vez também planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.

lateral-infantil-novo-esquerda
ARTES

As crianças vivenciam diversas linguagens artísticas, seja nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seja nos encontros específicos com professores especialistas.
Nos momentos dedicados ao trabalho com Música, investigam diferentes sonoridades e instrumentos, desenvolvendo a musicalidade e criando um repertório.
No Ateliê de Artes, exploram materiais, texturas, cores e as diversas possibilidades de criações e expressões artísticas.

INGLÊS

Nesta faixa etária, a principal expectativa é que as crianças familiarizem-se com a sonoridade da língua inglesa.
No convívio das brincadeiras no parque, da hora do lanche e de atividades propostas, apresentamos aos alunos frases e palavras em um contexto comunicativo.
Por meio de arte, contação de histórias, músicas e muitas brincadeiras, as crianças vão se familiarizando com o vocabulário, sem esforço, nos diferentes contextos comunicativos.

EXPRESSÃO CORPORAL

Do G2 ao 2º ano, nossos alunos têm encontros semanais em que vivenciam brincadeiras, cantigas, dramatizações, jogos, danças, escuta e criação de histórias. Conhecer o próprio corpo é um aspecto fundamental do autoconhecimento para desenvolvermos nossa autoestima. Descobrir nossas capacidades e fragilidades torna-nos mais conscientes de nossas próprias possibilidades de expressão, assim como nos flexibiliza diante das diferentes formas de expressão e comunicação de outras pessoas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Expressão Corporal.

DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde os anos iniciais da Educação Infantil nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os alunos do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio são a dimensão de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos. O Oswald promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola, convida parceiros ou especialistas para ajudar nossos alunos a desenvolverem um olhar plural para o conhecimento e possibilitar a criação de um repertório cultural vasto.

REDE – PROJETOS INTERSERIADOS E MULTIDISCIPLINARES 

Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias,
construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da Rede. Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses, por meio da mediação de professores-tutores, os alunos argumentam sobre a relevância daquele estudo, pensando que será desenvolvido a partir de um projeto comum e que seu resultado será compartilhado. Semanalmente, na Rede, os alunos do Oswald vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre crianças de várias idades e com experiências variadas. Nos grupos, também participam diversos educadores da escola, que por sua vez também planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.

colegio-oswald-de-andrade-background-educacao-infantil-desafios-direita

Período estendido: os alunos do G2 ao G4 podem permanecer por mais uma hora na escola em seguida ao período da manhã ou chegar uma hora antes do período da tarde.

Período estendido: os alunos do G2 ao G4 podem permanecer por mais uma hora na escola em seguida ao período da manhã ou chegar uma hora antes do período da tarde.

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADES DO INFANTIL

Unidades de Educação Infantil do Colégio Oswald de Andrade

Calendário

novembro 2018

domsegterquaquisexsáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
  • Recesso: montagem da Mostra Cultural da Tipuana (G2 ao G4)
10
  • Mostra Cultural da Tipuana (G2 ao G4)
11
12
13
14
15
  • FERIADO: Proclamação da República
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
  • Reunião com famílias de G5 A (EI)
27
28
29
  • Reunião com famílias de G5 C (EI)
30

Calendário

novembro 2018

domsegterquaquisexsáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
  • Recesso: montagem da Mostra Cultural da Tipuana (G2 ao G4)
10
  • Mostra Cultural da Tipuana (G2 ao G4)
11
12
13
14
15
  • FERIADO: Proclamação da República
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
  • Reunião com famílias de G5 A (EI)
27
28
29
  • Reunião com famílias de G5 C (EI)
30

Guia de Orientações Gerais (G2 ao G4) – baixe aqui

Guia de Orientações Gerais (G5) – baixe aqui

Cardápio de lanches da Unidade Tipuana (novembro) – acesse aqui

Cardápio de almoço da Unidade Tipuana (novembro) – acesse aqui

Livrarias parceiras do Colégio Oswald de Andrade – acesse aqui

NOSSAS REDES SOCIAIS

       

NOSSAS REDES SOCIAIS