Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Fundamental I2024-05-15T16:49:01-03:00

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I intensifica-se a busca por conhecimento, instigando alunas e alunos a encontrar seu modo particular de aprender. Com o currículo diversificado do Oswald, nossos estudantes desenvolvem um grande repertório de saberes, de maneiras de se expressar e de trabalhar em grupo.

É neste momento da escolaridade que aprofundam-se os processos de investigação que promovem uma interlocução cada vez maior entre a criança, o meio e o conhecimento. O desenvolvimento da leitura e da escrita marcam, simbolicamente, a entrada no universo letrado. Com isso, as oportunidades de construção de novos conhecimentos se ampliam a cada ano escolar.

Aprender um pouco da especificidade de cada área do conhecimento, rompendo as fronteiras que as separam, é foco permanente do planejamento pedagógico. A formalização das aprendizagens ganha contornos mais concretos à medida que a escolaridade avança e tem um papel fundamental para que os alunos e alunas compreendam os processos envolvidos no ato de aprender, bem como avancem em repertórios próprios que promovam autonomia e conquistas em suas próprias trajetórias.

Colégio Oswald de Andrade Fotos do Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I intensifica-se a busca por conhecimento, instigando alunas e alunos a encontrar seu modo particular de aprender. Com o currículo diversificado do Oswald, nossos estudantes desenvolvem um grande repertório de saberes, de maneiras de se expressar e de trabalhar em grupo.

É neste momento da escolaridade que aprofundam-se os processos de investigação que promovem uma interlocução cada vez maior entre a criança, o meio e o conhecimento. O desenvolvimento da leitura e da escrita marcam, simbolicamente, a entrada no universo letrado. Com isso, as oportunidades de construção de novos conhecimentos se ampliam a cada ano escolar.

Aprender um pouco da especificidade de cada área do conhecimento, rompendo as fronteiras que as separam, é foco permanente do planejamento pedagógico. A formalização das aprendizagens ganha contornos mais concretos à medida que a escolaridade avança e tem um papel fundamental para que os alunos e alunas compreendam os processos envolvidos no ato de aprender, bem como avancem em repertórios próprios que promovam autonomia e conquistas em suas próprias trajetórias.

Colégio Oswald de Andrade Fotos do Ensino Fundamental I

Desafios

APRENDER A FAZER BOAS PERGUNTAS

Pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas são alguns dos principais investimentos deste momento da escolaridade.

DIVERSAS MODALIDADES

As atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os projetos – muitos deles organizados a partir de uma abordagem multidisciplinar – visam proporcionar situações didáticas potentes. 

METODOLOGIA DE PROJETOS

O projeto é uma maneira de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.

GRANDES PROJETOS COLETIVOS

Mostra Cultural, Festa Junina, Mês Literário e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento dos conhecimentos produzidos entre os diferentes membros da comunidade educativa. 

DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde a Educação Infantil, alunas e alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas, para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos internamente, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os estudantes do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio é parte de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos.

Colégio Oswald de Andrade Fundamental I
APRENDER A FAZER BOAS PERGUNTAS

Pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas são alguns dos principais investimentos deste momento da escolaridade.

DIVERSAS MODALIDADES

As atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os projetos – muitos deles organizados a partir de uma abordagem multidisciplinar – visam proporcionar situações didáticas potentes. 

METODOLOGIA DE PROJETOS

O projeto é uma maneira de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.

GRANDES PROJETOS COLETIVOS

Mostra Cultural, Festa Junina, Mês Literário e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento dos conhecimentos produzidos entre os diferentes membros da comunidade educativa. 

DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde a Educação Infantil, alunas e alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas, para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos internamente, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os estudantes do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio é parte de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos.

Agende uma visita
Agende uma visita

Estrutura para o aprendizado

REDE

Projetos interseriados e multidisciplinares

Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias, construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da REDE.

Semanalmente, as crianças vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre estudantes com idades e experiências variadas. Destes grupos de pesquisa participam diversos educadores da escola, que planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.

Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses e por meio da mediação de professores/tutores, os estudantes argumentam sobre a relevância do estudo desenvolvido a partir do projeto comum, que ao final tem seu resultado compartilhado.

REDE

Projetos interseriados e multidisciplinares

Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias, construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da REDE.

Semanalmente, as crianças vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre estudantes com idades e experiências variadas. Destes grupos de pesquisa participam diversos educadores da escola, que planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.

Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses e por meio da mediação de professores/tutores, os estudantes argumentam sobre a relevância do estudo desenvolvido a partir do projeto comum, que ao final tem seu resultado compartilhado.

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa do Colégio Oswald de Andrade
CLIP

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa

Como formar leitores autônomos e interessados? Leitura, informação, pesquisa – e muito afeto e criatividade.

Neste espaço de biblioteca – que é também um espaço cênico e multimídia – estão livros que aguçam sensibilidades, que estimulam a curiosidade de quem quer sempre entender mais e pesquisar o mundo, o outro e a si mesmo. Um acervo voltado para literatura infantil, juvenil, com informativos em português e inglês, prezando sempre pela bibliodiversidade. 

Frequentar o CLIP oferece aos nossos estudantes múltiplas possibilidades de ampliação de repertório e interação, colaborando para que se constituam como sujeitos, leitores e pesquisadores críticos e sensíveis.

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa do Colégio Oswald de Andrade
CLIP

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa

Como formar leitores autônomos e interessados? Leitura, informação, pesquisa – e muito afeto e criatividade.

Neste espaço de biblioteca – que é também um espaço cênico e multimídia – estão livros que aguçam sensibilidades, que estimulam a curiosidade de quem quer sempre entender mais e pesquisar o mundo, o outro e a si mesmo. Um acervo voltado para literatura infantil, juvenil, com informativos em português e inglês, prezando sempre pela bibliodiversidade. 

Frequentar o CLIP oferece aos nossos estudantes múltiplas possibilidades de ampliação de repertório e interação, colaborando para que se constituam como sujeitos, leitores e pesquisadores críticos e sensíveis.

Espaço de Investigação do Colégio Oswald de Andrade
EI!

Espaço de Investigação

O Espaço de Investigação é um ambiente cujo foco de trabalho é a pesquisa a partir do desenvolvimento de práticas científicas. A formação para a cidadania plena passa também pela educação científica das crianças e jovens, visando criar condições para o desenvolvimento de sujeitos capazes de refletir com base em evidências, argumentar e tomar decisões responsáveis com relação a temas que tangem as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A partir desta perspectiva, os estudantes são convidados a elaborar perguntas, analisar e produzir modelos explicativos, construir hipóteses a partir de problemas propostos, realizar testes e efetuar análises de resultados utilizando argumentação e pesquisas em diversas fontes. O EI! conta com equipamentos e acervo didático que podem ser utilizados nas investigações, além de um educador especialista que atua na mediação das ações que acontecem no espaço.

Espaço de Investigação do Colégio Oswald de Andrade
EI!

Espaço de Investigação

O Espaço de Investigação é um ambiente cujo foco de trabalho é a pesquisa a partir do desenvolvimento de práticas científicas. A formação para a cidadania plena passa também pela educação científica das crianças e jovens, visando criar condições para o desenvolvimento de sujeitos capazes de refletir com base em evidências, argumentar e tomar decisões responsáveis com relação a temas que tangem as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A partir desta perspectiva, os estudantes são convidados a elaborar perguntas, analisar e produzir modelos explicativos, construir hipóteses a partir de problemas propostos, realizar testes e efetuar análises de resultados utilizando argumentação e pesquisas em diversas fontes. O EI! conta com equipamentos e acervo didático que podem ser utilizados nas investigações, além de um educador especialista que atua na mediação das ações que acontecem no espaço.

Oswald Integral

O Oswald Integral oferece atividades extracurriculares a alunos de G3 à 5º ano, no contraturno do curso regular dos estudantes. Sua proposta é promover ampliação cultural e desenvolver habilidades motoras, interpessoais e cognitivas. 

Ele é composto pelo Come Together e pelo programa +Cultural.

O Período Integral no Ensino Fundamental I do Oswald oferece um leque variado de possibilidades no campo dos esportes, das artes e do inglês, ampliando o repertório cultural e educacional dos alunos. As oficinas podem ser cursadas separadamente pelos alunos ou escolhidas dentro de um arranjo de permanência na Unidade Girassol II durante o período de contraturno.

Horários pensados para atender as diferentes necessidades das famílias e uma equipe em sintonia com os pilares da escola são algumas marcas do programa do Oswald.

Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/

ACONTECE NO OSWALD

Conheça Ieda Abbud

Nova diretora da Educação Infantil iniciou sua trajetória na comunidade oswaldiana entre os anos 1997 e 1998, como auxiliar de classe da Educação Infantil da Escola Caravelas. Retornou à escola em 2012, no cargo de coordenadora da Educação Infantil e, por fim, assumiu a direção da Unidade Madalena em 2024. Saiba mais.

Dicas Literárias – Dia dos Povos Indígenas

No dia 19 de abril, celebra-se o Dia dos Povos Indígenas, com fim de enaltecer as lutas e culturas das mais de 300 etnias indígenas que habitam em território brasileiro. Aproveitando a Semana Literária das unidades Madalena e Girassol, cujo tema de 2024 é “Leituras plurais”, selecionamos algumas obras de autores e autoras contemporâneos que trazem vivências, tradições e mitologias de diferentes povos originários. Saiba mais.

ACONTECE NO OSWALD

Conheça Ieda Abbud

Nova diretora da Educação Infantil iniciou sua trajetória na comunidade oswaldiana entre os anos 1997 e 1998, como auxiliar de classe da Educação Infantil da Escola Caravelas. Retornou à escola em 2012, no cargo de coordenadora da Educação Infantil e, por fim, assumiu a direção da Unidade Madalena em 2024. Saiba mais.

Dicas Literárias – Dia dos Povos Indígenas

No dia 19 de abril, celebra-se o Dia dos Povos Indígenas, com fim de enaltecer as lutas e culturas das mais de 300 etnias indígenas que habitam em território brasileiro. Aproveitando a Semana Literária das unidades Madalena e Girassol, cujo tema de 2024 é “Leituras plurais”, selecionamos algumas obras de autores e autoras contemporâneos que trazem vivências, tradições e mitologias de diferentes povos originários. Saiba mais.

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO FUNDAMENTAL I

Calendário

maio 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Início do período de avaliação semestral - 4º e 5º ano
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
  • Término do período de avaliação semestral - 4º e 5º ano
23
  • Reunião com famílias do 5º ano (EF I)
24
25
  • Sarau Literário - 2º e 3º ano EF I
26
27
28
  • Reunião com famílias - 4º e 5º ano (RepLago)
29
30
31

Calendário

maio 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Início do período de avaliação semestral - 4º e 5º ano
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
  • Término do período de avaliação semestral - 4º e 5º ano
23
  • Reunião com famílias do 5º ano (EF I)
24
25
  • Sarau Literário - 2º e 3º ano EF I
26
27
28
  • Reunião com famílias - 4º e 5º ano (RepLago)
29
30
31

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS

                        

Ir ao Topo