Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Fundamental I2018-08-23T13:42:10+00:00

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I intensifica-se a busca por conhecimento, instigando os alunos a encontrar seu modo particular de aprender. Com o currículo diversificado do Oswald, nossos alunos desenvolvem um grande repertório de saberes, de maneiras de expressar-se e de trabalhar em grupo.

É neste nível que aprofundam-se os instrumentos de investigação e que ocorrem os momentos mais importantes para a alfabetização. Ambos, no Oswald, são desenvolvimentos tratados com cuidado e olhados de uma perspectiva integral, em que textos e conhecimentos estão conectados à realidade em que a criança vive.

Colégio Oswald de Andrade Fotos do Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I intensifica-se a busca por conhecimento, instigando os alunos a encontrar seu modo particular de aprender. Com o currículo diversificado do Oswald, nossos alunos desenvolvem um grande repertório de saberes, de maneiras de expressar-se e de trabalhar em grupo.

É neste nível que aprofundam-se os instrumentos de investigação e que ocorrem os momentos mais importantes para a alfabetização. Ambos, no Oswald, são desenvolvimentos tratados com cuidado e olhados de uma perspectiva integral, em que textos e conhecimentos estão conectados à realidade em que a criança vive.

Colégio Oswald de Andrade Fotos do Ensino Fundamental I

Desafios

APRENDER A FAZER BOAS PERGUNTAS

Pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas – e, assim, conhecer – são alguns dos principais desafios deste momento da escolaridade.

DIVERSAS MODALIDADES

As atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os diversos projetos – muitos deles a partir de uma abordagem multidisciplinar – visam proporcionar situações didáticas potentes.

METODOLOGIA DE PROJETOS

O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.

GRANDES PROJETOS COLETIVOS

Mostras Culturais, Festivais de Jogos, Semanas Literárias e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento entre todos os alunos que compõem as unidades, sendo promotores de inúmeras aprendizagens. Da mesma forma, as possibilidades de realização de Estudos do Meio e Trabalhos de Campo, assim como as trocas com convidados, que possibilitam apreender novos saberes, privilegiam a ampliação do currículo.

DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde os anos iniciais da Educação Infantil nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os alunos do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio são a dimensão de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos. O Oswald promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola, convida parceiros ou especialistas para ajudar nossos alunos a desenvolverem um olhar plural para o conhecimento e possibilitar a criação de um repertório cultural vasto.

Colégio Oswald de Andrade Fundamental I
APRENDER A FAZER BOAS PERGUNTAS

Pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas – e, assim, conhecer – são alguns dos principais desafios deste momento da escolaridade.

DIVERSAS MODALIDADES

As atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os diversos projetos – muitos deles a partir de uma abordagem multidisciplinar – visam proporcionar situações didáticas potentes.

METODOLOGIA DE PROJETOS

O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.

GRANDES PROJETOS COLETIVOS

Mostras Culturais, Festivais de Jogos, Semanas Literárias e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento entre todos os alunos que compõem as unidades, sendo promotores de inúmeras aprendizagens. Da mesma forma, as possibilidades de realização de Estudos do Meio e Trabalhos de Campo, assim como as trocas com convidados, que possibilitam apreender novos saberes, privilegiam a ampliação do currículo.

DIÁLOGO COM O MUNDO

Desde os anos iniciais da Educação Infantil nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os alunos do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio são a dimensão de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos. O Oswald promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola, convida parceiros ou especialistas para ajudar nossos alunos a desenvolverem um olhar plural para o conhecimento e possibilitar a criação de um repertório cultural vasto.

Estrutura para o aprendizado

REDE

Projetos interseriados e multidisciplinares

Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias, construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da Rede.

Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses, por meio da mediação de professores-tutores, os alunos argumentam sobre a relevância daquele estudo, pensando que será desenvolvido a partir de um projeto comum e que seu resultado será compartilhado.

Semanalmente, na Rede, os alunos do Oswald vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre crianças de várias idades e com experiências variadas. Nos grupos, também participam diversos educadores da escola, que por sua vez também planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.

REDE

Projetos interseriados e multidisciplinares

Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias, construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da Rede.

Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses, por meio da mediação de professores-tutores, os alunos argumentam sobre a relevância daquele estudo, pensando que será desenvolvido a partir de um projeto comum e que seu resultado será compartilhado.

Semanalmente, na Rede, os alunos do Oswald vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre crianças de várias idades e com experiências variadas. Nos grupos, também participam diversos educadores da escola, que por sua vez também planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa do Colégio Oswald de Andrade
CLIP

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa

O CLIP é um espaço de aprendizagens que se concentram na formação de leitores.

Sem deixar de lado a aprendizagem de rotinas importantes para o leitor – as práticas de ler e de frequentar a biblioteca – e da postura ou atitude que esse ambiente propõe, o CLIP trouxe outras possibilidades de investigação e interação aos alunos oswaldianos. O espaço conta com uma biblioteca física com acervo voltado para a literatura infantil, infanto-juvenil e livros de estudo, para professores e alunos.

Há, ainda, um palco para apresentações, mobiliário de fácil movimentação e reconfiguração, som ambiente, estrutura para projeção de vídeos, notebooks e tablets conectados à internet. Essa variedade de recursos sustenta as experiências de aprendizagem que, a partir dos planejamentos e das aulas realizadas pelos professores e pelos educadores próprios do espaço, levam os alunos ao CLIP para realizar diversas pesquisas e leituras, em fontes diversas.

Esse conjunto oferece aos alunos do Oswald a oportunidade de formar seus próprios instrumentos de leitura e de constituírem-se leitores autônomos, com um olhar sensível e interessado pela literatura.

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa do Colégio Oswald de Andrade
CLIP

Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa

O CLIP é um espaço de aprendizagens que se concentram na formação de leitores.

Sem deixar de lado a aprendizagem de rotinas importantes para o leitor – as práticas de ler e de frequentar a biblioteca – e da postura ou atitude que esse ambiente propõe, o CLIP trouxe outras possibilidades de investigação e interação aos alunos oswaldianos. O espaço conta com uma biblioteca física com acervo voltado para a literatura infantil, infanto-juvenil e livros de estudo, para professores e alunos.

Há, ainda, um palco para apresentações, mobiliário de fácil movimentação e reconfiguração, som ambiente, estrutura para projeção de vídeos, notebooks e tablets conectados à internet. Essa variedade de recursos sustenta as experiências de aprendizagem que, a partir dos planejamentos e das aulas realizadas pelos professores e pelos educadores próprios do espaço, levam os alunos ao CLIP para realizar diversas pesquisas e leituras, em fontes diversas.

Esse conjunto oferece aos alunos do Oswald a oportunidade de formar seus próprios instrumentos de leitura e de constituírem-se leitores autônomos, com um olhar sensível e interessado pela literatura.

Espaço de Investigação do Colégio Oswald de Andrade
EI!

Espaço de Investigação

O Espaço de Investigação é um ambiente em que o foco de trabalho é o estudo por meio da investigação. O EI está equipado com vidrarias de laboratório, espécies diversas de insetos, aracnídeos, répteis e anfíbios conservados em formol, assim como esqueletos. Há uma estufa para atividades com fotossíntese ou microorganismos, além de dois fogões e utensílios de cozinha para atividades de culinária.

Os temas científicos são os mais explorados nesse espaço, como é feito no encontro semanal da Oficina da Ciência, em que alunos do 5º ano são convidados a construir hipóteses a partir de um problema proposto, realizar testes e efetuar análises de resultados. O principal objetivo desses trabalhos é desenvolver as práticas investigativas, isto é, a forma como se encaminha um experimento com vistas à produção de modelos explicativos simples, utilizando-se da argumentação e pesquisa por diversas fontes.

Espaço de Investigação do Colégio Oswald de Andrade
EI!

Espaço de Investigação

O Espaço de Investigação é um ambiente em que o foco de trabalho é o estudo por meio da investigação. O EI está equipado com vidrarias de laboratório, espécies diversas de insetos, aracnídeos, répteis e anfíbios conservados em formol, assim como esqueletos. Há uma estufa para atividades com fotossíntese ou microorganismos, além de dois fogões e utensílios de cozinha para atividades de culinária.

Os temas científicos são os mais explorados nesse espaço, como é feito no encontro semanal da Oficina da Ciência, em que alunos do 5º ano são convidados a construir hipóteses a partir de um problema proposto, realizar testes e efetuar análises de resultados. O principal objetivo desses trabalhos é desenvolver as práticas investigativas, isto é, a forma como se encaminha um experimento com vistas à produção de modelos explicativos simples, utilizando-se da argumentação e pesquisa por diversas fontes.

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO FUNDAMENTAL I

Unidade do Ensino Fundamental I do Colégio Oswald de Andrade

Calendário

setembro 2018

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
  • Acantonamento - 3º e 5º ano (EF I)
13
  • Acantonamento - 3º e 5º ano (EF I)
14
  • Acantonamento - 3º e 5º ano (EF I)
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
  • Recesso: montagem da Mostra Cultural
29
30

Calendário

setembro 2018

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
  • Acantonamento - 3º e 5º ano (EF I)
13
  • Acantonamento - 3º e 5º ano (EF I)
14
  • Acantonamento - 3º e 5º ano (EF I)
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
  • Recesso: montagem da Mostra Cultural
29
30

Guia de Orientações Gerais (G5 ao 5º ano) – baixe aqui
Lista de Livros – 1º ano | 2º ano | 3º ano | 4º ano | 5º ano
Livrarias parceiras do Colégio Oswald de Andrade – acesse aqui

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS