Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Fundamental II2018-11-09T12:31:48+00:00

Ensino Fundamental II

Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno o aprendizado dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais a seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.

Com Estudos do Meio, atividades interdisciplinares e uma vivência mais intensa do ambiente escolar, o currículo do Ensino Fundamental II leva os jovens a encarar o conhecimento de forma ampla e conectada com o mundo em que vivem.

Alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Oswald de Andrade
Colégio Oswald de Andrade Desafios da Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno o aprendizado dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais a seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.

Com Estudos do Meio, atividades interdisciplinares e uma vivência mais intensa do ambiente escolar, o currículo do Ensino Fundamental II leva os jovens a encarar o conhecimento de forma ampla e conectada com o mundo em que vivem.

Alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Oswald de Andrade
Colégio Oswald de Andrade Fundamental II

Desafios

CONQUISTA DE AUTONOMIA

O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando suas experiências escolares.

VIDA EM GRUPO

A aprendizagem da vida em grupo também é um dos focos de nossa proposta pedagógica, que contempla o enfrentamento da tensão entre as experiências individuais e coletivas, concebendo o conhecimento como legado cultural e resultado de uma conquista pessoal. O processo formativo é pautado em procedimentos, por exemplo, a tomada coletiva de decisões, a reflexão e encaminhamento de soluções de conflitos, a discussão de regras de convivência e a gestão de combinados necessários à articulação do grupo, dentro de um contexto institucional de convivência.

ARTES, CORPO E MOVIMENTO

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Artística são eletivas, ministradas semestralmente.

Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

Oswald de Andrade Desafios do Ensino Fundamental II
CONQUISTA DE AUTONOMIA

O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando suas experiências escolares.

VIDA EM GRUPO

A aprendizagem da vida em grupo também é um dos focos de nossa proposta pedagógica, que contempla o enfrentamento da tensão entre as experiências individuais e coletivas, concebendo o conhecimento como legado cultural e resultado de uma conquista pessoal. O processo formativo é pautado em procedimentos, por exemplo, a tomada coletiva de decisões, a reflexão e encaminhamento de soluções de conflitos, a discussão de regras de convivência e a gestão de combinados necessários à articulação do grupo, dentro de um contexto institucional de convivência.

ARTES, CORPO E MOVIMENTO 

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Artística são eletivas, ministradas semestralmente.

Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

Oswald de Andrade Desafios do Ensino Fundamental II

Currículo Ampliado

Oficinas do Colégio Oswald de Andrade
OFICINAS

A experiência das Oficinas oferece aos nossos alunos aprendizagens mais práticas e de universos – normalmente – fora do currículo comum escolar, orientadas por um educador especialista. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas que tratam de temas desde  culinária e trabalho voluntário a educomunicação e construção com madeiras.

Ao longo do Ensino Fundamental II, os alunos têm ao menos seis oportunidades de desenvolver novas habilidades ou técnicas diversas, trabalhando em grupo e com colegas de idades variadas, construindo coletivamente pesquisas sobre temas importantes, como competências socioemocionais, fotografia criativa, debates e dispositivos eletrônicos.

Oficinas do Colégio Oswald de Andrade
OFICINAS

A experiência das Oficinas oferece aos nossos alunos aprendizagens mais práticas e de universos – normalmente – fora do currículo comum escolar, orientadas por um educador especialista. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas que tratam de temas desde  culinária e trabalho voluntário a educomunicação e construção com madeiras.

Ao longo do Ensino Fundamental II, os alunos têm ao menos seis oportunidades de desenvolver novas habilidades ou técnicas diversas, trabalhando em grupo e com colegas de idades variadas, construindo coletivamente pesquisas sobre temas importantes, como competências socioemocionais, fotografia criativa, debates e dispositivos eletrônicos.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CIDADANIA DIGITAL

Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CIDADANIA DIGITAL

Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Estudo do Meio do Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Nestes momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

Estudo do Meio do Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Nestes momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

ENEM e Vestibulares no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULARES

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

ENEM e Vestibulares no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULARES

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

Mindfullness no Colégio Oswald de Andrade
MINDFULLNESS

Consideramos que as formações acadêmica, social e emocional estão interligadas. Por isso, buscamos as práticas mais atualizadas para compor nosso currículo e temos sido pioneiros no trabalho com a prática de Mindfulness no Brasil. Desde 2017, alunos e alunas do Ensino Fundamental II e Médio têm encontros semanais com a profissional Daniela Degani, da MindKids.

As melhorias no envolvimento dos alunos em sala de aula e os relatos de jovens que se desenvolveram em relação à tranquilidade e qualidade de vida demonstram a importância deste cuidado no âmbito escolar. São muitos os benefícios que a meditação traz, como melhoria de foco e atenção, maior equilíbrio emocional e aumento de calma e bem-estar. A prática de Mindfulness ensina estudantes a estarem presentes no momento de aprendizado, dando ferramentas para lidarem melhor com suas emoções e manterem-se concentrados no dia a dia, trazendo estratégias para reduzir a impulsividade e promovendo tomada e decisão e ações conscientes.

Mindfullness no Colégio Oswald de Andrade
MINDFULLNESS

Consideramos que as formações acadêmica, social e emocional estão interligadas. Por isso, buscamos as práticas mais atualizadas para compor nosso currículo e temos sido pioneiros no trabalho com a prática de Mindfulness no Brasil. Desde 2017, alunos e alunas do Ensino Fundamental II e Médio têm encontros semanais com a profissional Daniela Degani, da MindKids.

As melhorias no envolvimento dos alunos em sala de aula e os relatos de jovens que se desenvolveram em relação à tranquilidade e qualidade de vida demonstram a importância deste cuidado no âmbito escolar. São muitos os benefícios que a meditação traz, como melhoria de foco e atenção, maior equilíbrio emocional e aumento de calma e bem-estar. A prática de Mindfulness ensina estudantes a estarem presentes no momento de aprendizado, dando ferramentas para lidarem melhor com suas emoções e manterem-se concentrados no dia a dia, trazendo estratégias para reduzir a impulsividade e promovendo tomada e decisão e ações conscientes.

Grade Curricular

Grade Curricular

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO FUNDAMENTAL II

unidade-ensino-fundamental-2

Calendário

novembro 2018

domsegterquaquisexsáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
  • FERIADO: Proclamação da República
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Calendário

novembro 2018

domsegterquaquisexsáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
  • FERIADO: Proclamação da República
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Guia de Orientações Gerais (6º ano ao 3º Ensino Médio) – baixe aqui
Horário de aulas – 6º e 7º ano | 8º e 9º ano
Horário do Processo de Recuperação – 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano
Planos de Estudos para Recuperação – 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano
Lista de Livros – 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano
Livrarias parceiras do Colégio Oswald de Andrade – acesse aqui

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS