Ensino Fundamental II
Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno o aprendizado dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais a seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.
Com Estudos do Meio, atividades interdisciplinares e uma vivência mais intensa do ambiente escolar, o currículo do Ensino Fundamental II leva os jovens a encarar o conhecimento de forma ampla e conectada com o mundo em que vivem.



Ensino Fundamental II
Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno o aprendizado dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais a seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.
Com Estudos do Meio, atividades interdisciplinares e uma vivência mais intensa do ambiente escolar, o currículo do Ensino Fundamental II leva os jovens a encarar o conhecimento de forma ampla e conectada com o mundo em que vivem.



Desafios

CONQUISTA DE AUTONOMIA
O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando suas experiências escolares.
VIDA EM GRUPO
A aprendizagem da vida em grupo também é um dos focos de nossa proposta pedagógica, que contempla o enfrentamento da tensão entre as experiências individuais e coletivas, concebendo o conhecimento como legado cultural e resultado de uma conquista pessoal. O processo formativo é pautado em procedimentos, por exemplo, a tomada coletiva de decisões, a reflexão e encaminhamento de soluções de conflitos, a discussão de regras de convivência e a gestão de combinados necessários à articulação do grupo, dentro de um contexto institucional de convivência.

ARTES, CORPO E MOVIMENTO
Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Artística são eletivas, ministradas semestralmente.
Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.
Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

CONQUISTA DE AUTONOMIA
O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo do aluno, quando ele toma contato com vários professores, alargando e diversificando suas experiências escolares.
VIDA EM GRUPO
A aprendizagem da vida em grupo também é um dos focos de nossa proposta pedagógica, que contempla o enfrentamento da tensão entre as experiências individuais e coletivas, concebendo o conhecimento como legado cultural e resultado de uma conquista pessoal. O processo formativo é pautado em procedimentos, por exemplo, a tomada coletiva de decisões, a reflexão e encaminhamento de soluções de conflitos, a discussão de regras de convivência e a gestão de combinados necessários à articulação do grupo, dentro de um contexto institucional de convivência.
ARTES, CORPO E MOVIMENTO
Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Artística são eletivas, ministradas semestralmente.
Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.
Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

Currículo Ampliado

OFICINAS
A experiência das Oficinas oferece aos nossos alunos aprendizagens mais práticas e de universos – normalmente – fora do currículo comum escolar, orientadas por um educador especialista. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas que tratam de temas desde culinária e trabalho voluntário a educomunicação e construção com madeiras.
Ao longo do Ensino Fundamental II, os alunos têm ao menos seis oportunidades de desenvolver novas habilidades ou técnicas diversas, trabalhando em grupo e com colegas de idades variadas, construindo coletivamente pesquisas sobre temas importantes, como competências socioemocionais, fotografia criativa, debates e dispositivos eletrônicos.

OFICINAS
A experiência das Oficinas oferece aos nossos alunos aprendizagens mais práticas e de universos – normalmente – fora do currículo comum escolar, orientadas por um educador especialista. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas que tratam de temas desde culinária e trabalho voluntário a educomunicação e construção com madeiras.
Ao longo do Ensino Fundamental II, os alunos têm ao menos seis oportunidades de desenvolver novas habilidades ou técnicas diversas, trabalhando em grupo e com colegas de idades variadas, construindo coletivamente pesquisas sobre temas importantes, como competências socioemocionais, fotografia criativa, debates e dispositivos eletrônicos.

CIDADANIA DIGITAL
Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.
É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

CIDADANIA DIGITAL
Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.
É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

ESTUDO DO MEIO
O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes. A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.
Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa. Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.
Nestes momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

ESTUDO DO MEIO
O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes. A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.
Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa. Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.
Nestes momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

ENEM E VESTIBULARES
Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.
É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.
Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

ENEM E VESTIBULARES
Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.
É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.
Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional
Oswald Integral
No período da tarde, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio têm oportunidade de participar de diferentes atividades extracurriculares para ampliar sua formação. Além do Programa Come Together, focado no aprendizado da língua inglesa por meio da oralidade e de vivências, a grade do Oswald Integral para os estudantes da Unidade Cerro Corá também oferece diversas modalidades esportivas e aprendizados práticos, como marcenaria, história em quadrinhos, prática de bandas e Young Engineers.
Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/

Grade Curricular


Grade Curricular


UNIDADE DO FUNDAMENTAL II

Calendário
Em função da pandemia do novo coronavírus, todos os eventos do colégio estão suspensos.
A princípio, as datas de início e fim de férias serão mantidas.
Caso aconteçam alterações, avisaremos nossas famílias.
janeiro 2021 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
|||||
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
Calendário
Em função da pandemia do novo coronavírus, todos os eventos do colégio estão suspensos.
A princípio, as datas de início e fim de férias serão mantidas.
Caso aconteçam alterações, avisaremos nossas famílias.
janeiro 2021 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
|||||
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|

Guia de Orientações para alunos
6º e 7º ano | 8º e 9º ano
Horário de aulas 2020
6º e 7º ano | 8º e 9º ano
Horário de aulas de Recuperação Final
6º e 7º ano | 8º e 9º ano

Guia de Orientações Gerais – 6º e 7º ano | 8º e 9º ano
Horário de aulas 2020 – 6º e 7º ano | 8º e 9º ano
Horário de aulas de Recuperação Final – 6º e 7º ano | 8º e 9º ano
Horário das provas de Recuperação Final