Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Fundamental II2024-03-15T13:36:43-03:00

Ensino Fundamental II

Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno a aprendizagem dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais ao seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, se relacionar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.

Os Estudos do Meio, as atividades interdisciplinares, uma vivência mais intensa do ambiente escolar e o currículo do Ensino Fundamental II leva os adolescentes a encarar o conhecimento de forma ampla, conectada e reflexiva com o mundo em que vivem.

Alunos do Ensino Fundamental II do Colegio Oswald de Andrade
Colégio Oswald de Andrade Desafios da Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno a aprendizagem dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais ao seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, se relacionar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.

Os Estudos do Meio, as atividades interdisciplinares, uma vivência mais intensa do ambiente escolar e o currículo do Ensino Fundamental II leva os adolescentes a encarar o conhecimento de forma ampla, conectada e reflexiva com o mundo em que vivem.

Alunos do Ensino Fundamental II do Colegio Oswald de Andrade
Colégio Oswald de Andrade Fundamental II

Desafios

CONQUISTA DE AUTONOMIA

O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo dos alunos e alunas, que passam a ter uma rotina ocupada por encontros com vários professores e professoras, alargando e diversificando suas experiências escolares. Assim, para nós, essas mudanças tem como objetivo acompanhar e colaborar com os crescimentos individuais e coletivos dos estudantes, que passam a ter mais autonomia no seu fazer escolar e na circulação entre os espaços.

VIDA EM GRUPO

A aprendizagem da vida em grupo continua sendo um dos focos da nossa proposta pedagógica, atravessada pelas experiências individuais e coletivas. Tomadas coletivas de decisões, reflexões e encaminhamentos de mediações de conflitos, discussões de regras de convivência e gestão de combinados fazem parte do cotidiano dessa etapa da escolaridade.

ARTES, CORPO E MOVIMENTO

Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística são ministradas semestralmente. Durante este período, os estudantes passam por todas as frentes dessas disciplinas, ampliando significativamente seus saberes e as linguagens pelas quais podem interagir com o mundo. A partir do 9º ano, o curso se torna anual e a formação dos grupos de cada frente passa a envolver os alunos e alunas.

Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos e alunas ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

Oswald de Andrade Desafios do Ensino Fundamental II
CONQUISTA DE AUTONOMIA

O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo dos alunos e alunas, que passam a ter uma rotina ocupada por encontros com vários professores e professoras, alargando e diversificando suas experiências escolares. Assim, para nós, essas mudanças tem como objetivo acompanhar e colaborar com os crescimentos individuais e coletivos dos estudantes, que passam a ter mais autonomia no seu fazer escolar e na circulação entre os espaços.

VIDA EM GRUPO

A aprendizagem da vida em grupo continua sendo um dos focos da nossa proposta pedagógica, atravessada pelas experiências individuais e coletivas. Tomadas coletivas de decisões, reflexões e encaminhamentos de mediações de conflitos, discussões de regras de convivência e gestão de combinados fazem parte do cotidiano dessa etapa da escolaridade

ARTES, CORPO E MOVIMENTO 

Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística são ministradas semestralmente. Durante este período, os estudantes passam por todas as frentes dessas disciplinas, ampliando significativamente seus saberes e as linguagens pelas quais podem interagir com o mundo. A partir do 9º ano, o curso se torna anual e a formação dos grupos de cada frente passa a envolver os alunos e alunas.

Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos e alunas ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão

Oswald de Andrade Desafios do Ensino Fundamental II
Agende uma visita
Agende uma visita

Currículo Ampliado

Oficinas do Colégio Oswald de Andrade
OFICINAS ELETIVAS

A experiência das Oficinas Eletivas oferece aprendizagens práticas e de universos que  comumente estão fora do currículo escolar, orientadas por educadores especialistas. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas Eletivas, que tratam de temas que vão desde culinária e trabalho voluntário à produção audiovisual e expressão corporal.

Ao longo do Ensino Fundamental II, alunos e alunas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas diversas, trabalhando em grupos interseriados e construindo, coletivamente, pesquisas sobre temas relevantes para o mundo e para a faixa etária.

Oficinas do Colégio Oswald de Andrade
OFICINAS ELETIVAS

A experiência das Oficinas Eletivas oferece aprendizagens práticas e de universos que  comumente estão fora do currículo escolar, orientadas por educadores especialistas. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas Eletivas, que tratam de temas que vão desde culinária e trabalho voluntário à produção audiovisual e expressão corporal.

Ao longo do Ensino Fundamental II, alunos e alunas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas diversas, trabalhando em grupos interseriados e construindo, coletivamente, pesquisas sobre temas relevantes para o mundo e para a faixa etária.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

Assumimos a educação midiática e a promoção da reflexão sobre a cultura digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, alunas, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

Assumimos a educação midiática e a promoção da reflexão sobre a cultura digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, alunas, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Estudo do Meio do Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui no Colégio, essas viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. A partir de questões norteadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.

Os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens.  Atividades culturais e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.

Nestes momentos, os alunos e alunas são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.

Estudo do Meio do Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui no Colégio, essas viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. A partir de questões norteadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.

Os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens.  Atividades culturais e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.

Nestes momentos, os alunos e alunas são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.

APOIO PEDAGÓGICO 

Uma escola que se propõe a trabalhar com diversidade precisa lançar mão de recursos que permitam o apoio diferencial às muitas formas de aprender. Por isso, o Oswald conta com importantes recursos de apoio às aprendizagens. Tais recursos podem ser atribuídos às situações típicas da rotina escolar, dando apoio para a realização de atividades individuais, como provas, orientação de estudos, registros de agenda e organização pessoal. Outras iniciativas acontecem no contraturno escolar, como as monitorias, que são encontros complementares à sala de aula, visando reforçar aprendizagens dos conteúdos apresentados em classe, e as tutorias, que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, a partir das demandas identificadas pela equipe pedagógica. Todas essas ações são articuladas a partir de um acompanhamento atento e próximo aos processos individuais e coletivos de aprendizagem.

APOIO PEDAGÓGICO 

Uma escola que se propõe a trabalhar com diversidade precisa lançar mão de recursos que permitam o apoio diferencial às muitas formas de aprender. Por isso, o Oswald conta com importantes recursos de apoio às aprendizagens. Tais recursos podem ser atribuídos às situações típicas da rotina escolar, dando apoio para a realização de atividades individuais, como provas, orientação de estudos, registros de agenda e organização pessoal. Outras iniciativas acontecem no contraturno escolar, como as monitorias, que são encontros complementares à sala de aula, visando reforçar aprendizagens dos conteúdos apresentados em classe, e as tutorias, que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, a partir das demandas identificadas pela equipe pedagógica. Todas essas ações são articuladas a partir de um acompanhamento atento e próximo aos processos individuais e coletivos de aprendizagem.

ENEM e Vestibulares no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULARES

Entendemos que, ao final da Educação Básica, nossos estudantes enfrentarão um desafio exigente do ponto de vista técnico e emocional. Para ajudá-los nesta tarefa, investimos em três vias centrais: a formação teórica consistente, reflexão e amadurecimento para as escolhas da vida adulta, assim como atividades de preparação focadas nos exames externos.

Já no Ensino Fundamental II, o aluno oswaldiano entrará em contato com diferentes formatos de questões encontradas nos principais exames vestibulares do país. A tomada de consciência sobre potencialidades e desafios é o pano de fundo desta trajetória. Para tanto, a disciplina de Projeto de Vida, que se inicia no 9º ano, é um espaço para os primeiros contatos dos nossos alunos e alunas com a área de Orientação Profissional. 

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecimento, reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

ENEM e Vestibulares no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULARES

Entendemos que, ao final da Educação Básica, nossos estudantes enfrentarão um desafio exigente do ponto de vista técnico e emocional. Para ajudá-los nesta tarefa, investimos em três vias centrais: a formação teórica consistente, reflexão e amadurecimento para as escolhas da vida adulta, assim como atividades de preparação focadas nos exames externos.

Já no Ensino Fundamental II, o aluno oswaldiano entrará em contato com diferentes formatos de questões encontradas nos principais exames vestibulares do país. A tomada de consciência sobre potencialidades e desafios é o pano de fundo desta trajetória. Para tanto, a disciplina de Projeto de Vida, que se inicia no 9º ano, é um espaço para os primeiros contatos dos nossos alunos e alunas com a área de Orientação Profissional. 

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecimento, reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

Oswald Integral

No período da tarde, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio têm oportunidade de participar de diferentes atividades extracurriculares para ampliar sua formação. Além do Programa Come Together, focado no aprendizado da língua inglesa por meio da oralidade e de vivências, a grade do Oswald Integral para os estudantes da Unidade Cerro Corá também oferece diversas modalidades esportivas e aprendizados práticos, como marcenaria, história em quadrinhos, prática de bandas e Young Engineers.

Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/

ACONTECE NO OSWALD

Conheça Fernando Pimentel

No Oswald desde 2007, novo diretor da Unidade Girassol iniciou sua trajetória como estagiário. Ao longo dos anos, passou também pelas funções de auxiliar de classe, assistência de coordenação, coordenação pedagógica e, por fim, assumiu a direção em 2024. Saiba mais.

ACONTECE NO OSWALD

Conheça Fernando Pimentel

No Oswald desde 2007, novo diretor da Unidade Girassol iniciou sua trajetória como estagiário. Ao longo dos anos, passou também pelas funções de auxiliar de classe, assistência de coordenação, coordenação pedagógica e, por fim, assumiu a direção em 2024. Saiba mais.

Grade Curricular

Grade Curricular

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO FUNDAMENTAL II

unidade-ensino-fundamental-2

Calendário

abril 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Reunião com Famílias - 3ª série (EM)
3
4
5
6
7
8
  • SAT - 9º ano EF II
9
  • SAT - 9º ano EF II
10
11
12
13
14
15
16
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
  • Reunião com Famílias - 2ª série (EM)
17
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
18
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
19
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
20
21
22
23
  • Reunião com famílias - 6º ano EF II
24
  • Reunião com famílias - 9º ano EF II (Passagem)
25
  • SAT - Ensino Médio
26
  • SAT - Ensino Médio
  • Aulão de Oficinas - 6º ao 8º ano EF II
27
28
29
  • SAT - Ensino Médio
  • Semana Literária - Unidade Cerro Corá
30
  • SAT - Ensino Médio
  • Reunião com famílias - 8º ano EF II

Calendário

abril 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Reunião com Famílias - 3ª série (EM)
3
4
5
6
7
8
  • SAT - 9º ano EF II
9
  • SAT - 9º ano EF II
10
11
12
13
14
15
16
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
  • Reunião com Famílias - 2ª série (EM)
17
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
18
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
19
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
20
21
22
23
  • Reunião com famílias - 6º ano EF II
24
  • Reunião com famílias - 9º ano EF II (Passagem)
25
  • SAT - Ensino Médio
26
  • SAT - Ensino Médio
  • Aulão de Oficinas - 6º ao 8º ano EF II
27
28
29
  • SAT - Ensino Médio
  • Semana Literária - Unidade Cerro Corá
30
  • SAT - Ensino Médio
  • Reunião com famílias - 8º ano EF II

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS

                        

Ir ao Topo