Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Médio2019-11-07T12:01:28-02:00

Ensino Médio

O Ensino Médio instiga o aluno a pensar de maneira cuidadosa e questionadora, de modo a aperfeiçoar as capacidades de compreensão, análise, estabelecimento de relações e tomada de posições. Estas capacidades implicam na aquisição de ferramentas para lidar com as diferentes áreas e linguagens, relativas tanto às ciências exatas como biológicas e humanas. Nosso aluno sabe que o conhecimento é produzido em determinados contextos sociais e históricos, resultando de relações complexas entre diferentes saberes.

Isso pode ser exemplificado na possibilidade que nosso aluno tem, ao longo de seu percurso, de fazer escolhas entre as disciplinas eletivas, tanto em Artes (Teatro, Música e Artes Visuais) e Educação Física (Dança, Esportes e Habilidades Acrobáticas) quanto em outras disciplinas que ampliam sua experiência acadêmica, tais como: Física e Tecnologia Moderna, Psicologia Social, entre outras.

Nosso aluno é convocado a perceber a pluralidade de perspectivas investigativas e explicativas, valorizando as construções históricas do conhecimento e a diversidade de modelos explicativos de um fenômeno. Compreende que a diversidade sociocultural é fundamental na produção dos saberes e que as várias facetas da realidade, em suas diferentes expressões e significados, devem ser levadas em consideração.

Colégio Oswald de Andrade Fotos do Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio instiga o aluno a pensar de maneira cuidadosa e questionadora, de modo a aperfeiçoar as capacidades de compreensão, análise, estabelecimento de relações e tomada de posições. Estas capacidades implicam na aquisição de ferramentas para lidar com as diferentes áreas e linguagens, relativas tanto às ciências exatas como biológicas e humanas. Nosso aluno sabe que o conhecimento é produzido em determinados contextos sociais e históricos, resultando de relações complexas entre diferentes saberes.

Isso pode ser exemplificado na possibilidade que nosso aluno tem, ao longo de seu percurso, de fazer escolhas entre as disciplinas eletivas, tanto em Artes (Teatro, Música e Artes Visuais) e Educação Física (Dança, Esportes e Habilidades Acrobáticas) quanto em outras disciplinas que ampliam sua experiência acadêmica, tais como: Física e Tecnologia Moderna, Psicologia Social, entre outras.

Nosso aluno é convocado a perceber a pluralidade de perspectivas investigativas e explicativas, valorizando as construções históricas do conhecimento e a diversidade de modelos explicativos de um fenômeno. Compreende que a diversidade sociocultural é fundamental na produção dos saberes e que as várias facetas da realidade, em suas diferentes expressões e significados, devem ser levadas em consideração.

Agende uma visita
Agende uma visita
Alunos do Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade

Desafios

Visamos a formação de um aluno que tenha condições de reconhecer em quais aspectos é autônomo e de perceber quais os próximos desafios a serem enfrentados. Para isso, é necessário que:

  • adquira as ferramentas metodológicas e procedimentais específicas das áreas do conhecimento;
  • desenvolva perseverança e fôlego para enfrentar seus desafios; e,
  • seja responsável pelas escolhas que faz, tanto em relação a seu percurso pessoal quanto coletivo.

Desafios

Visamos a formação de um aluno que tenha condições de reconhecer em quais aspectos é autônomo e de perceber quais os próximos desafios a serem enfrentados. Para isso, é necessário que:

  • adquira as ferramentas metodológicas e procedimentais específicas das áreas do conhecimento;
  • desenvolva perseverança e fôlego para enfrentar seus desafios; e,
  • seja responsável pelas escolhas que faz, tanto em relação a seu percurso pessoal quanto coletivo.

No Ensino Médio o aluno é desafiado a:

  • lidar com uma maior quantidade e complexidade das disciplinas
  • desenvolver métodos de registro mais qualificados
  • desenvolver métodos de estudo de acordo com as especificidades dos diferentes conteúdos
  • operar com a natureza interdisciplinar do conhecimento humano
  • planejar-se para dirigir sua vida acadêmica de maneira satisfatória
Ensino Médio Oswald

Currículo Ampliado

Nosso currículo é pensado de maneira a formar um aluno preparado para dar continuidade aos estudos após o término do Ensino Médio, e isso inclui a passagem pelo vestibular. Visamos, sobretudo, que nosso aluno tenha boas condições de seguir em sua vida acadêmica e profissional.

Desenvolver a capacidade de ler, compreender, interpretar e problematizar diferentes textos; conhecer as diversas maneiras de fazer pesquisa; utilizar conceitos e procedimentos das diferentes áreas do conhecimento para resolver problemas; ser capaz de boa expressão verbal, na forma oral e escrita, utilizando adequadamente os gêneros do discurso, são alguns dos focos importantes do nosso trabalho. Dessa forma, proporcionamos aos estudantes a oportunidade de serem capazes de enfrentar o desafio dos vestibulares, do Ensino Superior e do mundo do trabalho, com resultados significativos.

Enem e Vestibular no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULAR

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

Enem e Vestibular no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULAR

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

Teses no Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade
TESES

Os alunos do Oswald enfrentam, na 2ª série do Ensino Médio, um desafio que muitos estudantes só vão conhecer no Ensino Superior: o Projeto Teses, que procura envolver os alunos na leitura, análise e produção de textos acadêmicos mais complexos, para a construção de uma monografia sobre um tema de interesse.

Para isso, são oferecidas as disciplinas eletivas, ministradas por professores preocupados em fornecer suporte conceitual e metodológico para que o aluno tenha condições de fazer um recorte e problematizar um tema de seu interesse.

O processo é um aprofundamento para os estudantes nos métodos da pesquisa científica e dá a oportunidade de desenvolverem sua produção escrita autoral.

Ampliando o contato com os moldes acadêmicos, o trabalho final também pode ser apresentado perante uma banca formada por um professor da escola, um membro da comunidade (familiares ou outro profissional ligado à instituição) que trabalha ou estuda o tema em questão e pelo professor orientador.

Teses no Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade
TESES

Os alunos do Oswald enfrentam, na 2ª série do Ensino Médio, um desafio que muitos estudantes só vão conhecer no Ensino Superior: o Projeto Teses, que procura envolver os alunos na leitura, análise e produção de textos acadêmicos mais complexos, para a construção de uma monografia sobre um tema de interesse.

Para isso, são oferecidas as disciplinas eletivas, ministradas por professores preocupados em fornecer suporte conceitual e metodológico para que o aluno tenha condições de fazer um recorte e problematizar um tema de seu interesse.

O processo é um aprofundamento para os estudantes nos métodos da pesquisa científica e dá a oportunidade de desenvolverem sua produção escrita autoral.

Ampliando o contato com os moldes acadêmicos, o trabalho final também pode ser apresentado perante uma banca formada por um professor da escola, um membro da comunidade (familiares ou outro profissional ligado à instituição) que trabalha ou estuda o tema em questão e pelo professor orientador.

Projetos de Intervenção do Colégio Oswald de Andrade
PROJETOS DE INTERVENÇÃO

As atividades de Projetos de Intervenção buscam instigar os alunos da 3ª série do Ensino Médio a pensar sobre os problemas ligados à metrópole e elaborar possíveis intervenções a serem realizadas. O trabalho parte de encontros coletivos, junto aos professores da área, nos quais são levantadas as problemáticas e propostas dos alunos, culminando na eleição de três temas e na divisão em grupos de interesse. Os alunos encaram o desafio do planejamento dessas ações, do consenso em um trabalho colaborativo, da divisão de tarefas e da relevância de uma intervenção na comunidade escolar. Os Projetos de Intervenção prezam pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos e pela possibilidade de ampliar os conhecimentos apreendidos na escola, uma vez que promovem o debate das problemáticas elencadas e a divisão espontânea em grupos de atuação, o que leva à necessidade de envolvimento e protagonismo do aluno no desenrolar das atividades. Os projetos que os alunos propõem e desenvolvem no espaço de Projetos de Intervenção já se desdobraram por diversas áreas, como debates políticos com candidatos, transformação de espaços do Oswald, intervenções em praças públicas, ocupações artísticas, construção de um aquecedor de água movido a energia solar e diversos outros trabalhos que enriquecem a formação dos alunos do Ensino Médio do Oswald.

Projetos de Intervenção do Colégio Oswald de Andrade
PROJETOS DE INTERVENÇÃO

As atividades de Projetos de Intervenção buscam instigar os alunos da 3ª série do Ensino Médio a pensar sobre os problemas ligados à metrópole e elaborar possíveis intervenções a serem realizadas. O trabalho parte de encontros coletivos, junto aos professores da área, nos quais são levantadas as problemáticas e propostas dos alunos, culminando na eleição de três temas e na divisão em grupos de interesse. Os alunos encaram o desafio do planejamento dessas ações, do consenso em um trabalho colaborativo, da divisão de tarefas e da relevância de uma intervenção na comunidade escolar. Os Projetos de Intervenção prezam pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos e pela possibilidade de ampliar os conhecimentos apreendidos na escola, uma vez que promovem o debate das problemáticas elencadas e a divisão espontânea em grupos de atuação, o que leva à necessidade de envolvimento e protagonismo do aluno no desenrolar das atividades. Os projetos que os alunos propõem e desenvolvem no espaço de Projetos de Intervenção já se desdobraram por diversas áreas, como debates políticos com candidatos, transformação de espaços do Oswald, intervenções em praças públicas, ocupações artísticas, construção de um aquecedor de água movido a energia solar e diversos outros trabalhos que enriquecem a formação dos alunos do Ensino Médio do Oswald.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CIDADANIA DIGITAL

Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, assim como a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CIDADANIA DIGITAL

Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, assim como a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Estudo do Meio no Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Em alguns desses momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

Estudo do Meio no Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Em alguns desses momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

Artes, Corpo e Movimento do Colégio Oswald de Andrade
ARTES, CORPO E MOVIMENTO

A partir do Ensino Fundamental II, nossos alunos escolhem cursos das frentes de Artes e Corpo e Movimento a partir de seu interesse. Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências, além de aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes neste projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

PROJETO DE ENCERRAMENTO: ao chegar no final de sua trajetória escolar, nossos alunos despedem-se do Oswald com a criação de um projeto autoral que reúne linguagens tanto da área de Artes  quanto de Corpo e Movimento. Os jovens podem criar e produzir um espetáculo que traga textos, danças, imagens e músicas que expressem seu olhar para o mundo!

Artes, Corpo e Movimento do Colégio Oswald de Andrade
ARTES, CORPO E MOVIMENTO

A partir do Ensino Fundamental II, nossos alunos escolhem cursos das frentes de Artes e Corpo e Movimento a partir de seu interesse. Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências, além de aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes neste projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

PROJETO DE ENCERRAMENTO: ao chegar no final de sua trajetória escolar, nossos alunos despedem-se do Oswald com a criação de um projeto autoral que reúne linguagens tanto da área de Artes  quanto de Corpo e Movimento. Os jovens podem criar e produzir um espetáculo que traga textos, danças, imagens e músicas que expressem seu olhar para o mundo!

Oswald Integral

No período da tarde, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio têm oportunidade de participar de diferentes atividades extracurriculares para ampliar sua formação. Além do Programa Come Together, focado no aprendizado da língua inglesa por meio da oralidade e de vivências, a grade do Oswald Integral para os estudantes da Unidade Cerro Corá também oferece diversas modalidades esportivas e aprendizados práticos, como marcenaria, história em quadrinhos, prática de bandas e Young Engineers.

Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/

ACONTECE NO OSWALD

ACONTECE NO OSWALD

Grade Curricular

Grade Curricular

No photos

No photos

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO ENSINO MÉDIO

unidade-ensino-fundamental-2

Calendário

novembro 2019

domsegterquaquisexsáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
  • Prazo máximo para depositar Teses em formato digital
13
  • SAT
  • Reunião com famílias - 6º ano (EF II)
14
15
  • Feriado: Proclamação da República
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
  • Defesa de Teses
  • Festival de Jogos - Cerro Corá
28
  • Defesa de Teses
  • Festival de Jogos - Cerro Corá
29
  • Festival de Jogos - Cerro Corá
  • Último dia de aula
  • Entrega dos resultados finais
30

Calendário

novembro 2019

domsegterquaquisexsáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
  • Prazo máximo para depositar Teses em formato digital
13
  • SAT
  • Reunião com famílias - 6º ano (EF II)
14
15
  • Feriado: Proclamação da República
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
  • Defesa de Teses
  • Festival de Jogos - Cerro Corá
28
  • Defesa de Teses
  • Festival de Jogos - Cerro Corá
29
  • Festival de Jogos - Cerro Corá
  • Último dia de aula
  • Entrega dos resultados finais
30

Guia de Orientações Gerais – baixe aqui
Horário de aulas – acesse aqui
Horário das Monitorias
Horário das SATs (3º tri) – acesse aqui
Lista de Livros – 1ª série | 2ª série | 3ª série
Livrarias parceiras do Colégio Oswald de Andrade – acesse aqui

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS