Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Médio2024-03-14T17:28:34-03:00

Ensino Médio

O Ensino Médio instiga o aluno a pensar de maneira cuidadosa e questionadora, de modo a aperfeiçoar as capacidades de compreensão da realidade e leitura de mundo, análise, estabelecimento de relações e tomada de posições. Estas capacidades implicam na aquisição de ferramentas para lidar com as diferentes áreas e linguagens, relativas tanto às ciências exatas como biológicas e humanas. Nosso aluno sabe que o conhecimento é produzido em determinados contextos sociais e históricos, resultando de relações complexas entre diferentes saberes.

Isso pode ser exemplificado na possibilidade que nosso aluno tem, ao longo de seu percurso, de fazer escolhas entre as Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) , tanto em Artes (Teatro, Música e Artes Visuais) e Educação Física (Dança, Esportes e Habilidades Acrobáticas) quanto em outras disciplinas que ampliam sua experiência acadêmica, tais como: Física e Tecnologia Moderna, Subjetividade e Cultura, entre os outros cursos oferecidos na disciplina de Teses.

Nosso aluno é convocado a perceber a pluralidade de perspectivas investigativas e analíticas, valorizando as construções históricas do conhecimento e a diversidade de modelos explicativos de um fenômeno. Compreende que a diversidade sociocultural é fundamental na produção dos saberes e que as várias facetas da realidade, em suas diferentes expressões e significados, devem ser levadas em consideração.

Colégio Oswald de Andrade Fotos do Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio instiga o aluno a pensar de maneira cuidadosa e questionadora, de modo a aperfeiçoar as capacidades de compreensão da realidade e leitura de mundo, análise, estabelecimento de relações e tomada de posições. Estas capacidades implicam na aquisição de ferramentas para lidar com as diferentes áreas e linguagens, relativas tanto às ciências exatas como biológicas e humanas. Nosso aluno sabe que o conhecimento é produzido em determinados contextos sociais e históricos, resultando de relações complexas entre diferentes saberes.

Isso pode ser exemplificado na possibilidade que nosso aluno tem, ao longo de seu percurso, de fazer escolhas entre as Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) , tanto em Artes (Teatro, Música e Artes Visuais) e Educação Física (Dança, Esportes e Habilidades Acrobáticas) quanto em outras disciplinas que ampliam sua experiência acadêmica, tais como: Física e Tecnologia Moderna, Subjetividade e Cultura, entre os outros cursos oferecidos na disciplina de Teses.

Nosso aluno é convocado a perceber a pluralidade de perspectivas investigativas e analíticas, valorizando as construções históricas do conhecimento e a diversidade de modelos explicativos de um fenômeno. Compreende que a diversidade sociocultural é fundamental na produção dos saberes e que as várias facetas da realidade, em suas diferentes expressões e significados, devem ser levadas em consideração.

Agende uma visita
Agende uma visita
Alunos do Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade

Desafios

Visamos a formação de um aluno que tenha condições de reconhecer em quais aspectos é autônomo e de perceber quais os próximos desafios a serem enfrentados. Para isso, é necessário que:

  • adquira as ferramentas metodológicas e procedimentais específicas das quatro áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas);
  • desenvolva perseverança e fôlego para enfrentar seus desafios pessoais e acadêmicos; e,
  • seja responsável pelas escolhas que faz, tanto em relação a seu percurso pessoal quanto coletivo.

Desafios

Visamos a formação de um aluno que tenha condições de reconhecer em quais aspectos é autônomo e de perceber quais os próximos desafios a serem enfrentados. Para isso, é necessário que:

  • adquira as ferramentas metodológicas e procedimentais específicas das quatro áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas);
  • desenvolva perseverança e fôlego para enfrentar seus desafios pessoais e acadêmicos; e,
  • seja responsável pelas escolhas que faz, tanto em relação a seu percurso pessoal quanto coletivo.

No Ensino Médio o aluno é desafiado a:

  • lidar com uma maior quantidade e complexidade dos componentes curriculares;
  • desenvolver métodos de registro mais qualificados;
  • desenvolver métodos de estudo de acordo com as especificidades dos diferentes conteúdos;
  • operar com a natureza interdisciplinar do conhecimento humano;
  • planejar-se para dirigir sua vida acadêmica de maneira satisfatória.

Currículo Ampliado

Com longa tradição inovadora, o Ensino Médio do Colégio Oswald sempre teve como um de seus pilares um currículo diversificado e flexível que desse conta de uma formação acadêmica ampla e que, ao mesmo tempo, permitisse que seus alunos construíssem caminhos singulares e autorais, por meio das escolhas de área e disciplinas de interesse.

Em 2022, a Reforma do Novo Ensino Médio nos permitiu aprimorar o que já tínhamos e ampliar a parte flexível de nosso currículo. Hoje, temos uma matriz curricular organizada em quatro estruturas interligadas. São elas:

  • Formação Geral Básica (FGB) – parte do currículo que dá conta dos conteúdos, habilidades e competências ligadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); reúne os componentes regulares anteriormente denominados como disciplinas (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Economia, Educação Física e Artes).
  • Projeto de Vida – componente curricular inserido no Novo Ensino Médio, de responsabilidade das Coordenações Pedagógicas das séries e que tem como grande objetivo auxiliar os estudantes na construção de um projeto pessoal a ser alcançado após a finalização do ensino básico, levando em consideração sua trajetória escolar e as escolhas que foram sendo feitas ao longo dela.
  • Unidades Curriculares da Trilha Oswald (UCTOs) – conjuntos de componentes curriculares que, em interdisciplinaridade, permitem e dão continuidade à realização de projetos diferenciados de cada série. “Vidas Reinventadas” (1ª série EM), “Projeto Derivas” (2ª série EM) e “Projeto de Encerramento” (3ª série EM) são exemplos de trabalhos que estruturam as UCTOs e marcam a experiência do estudante oswaldiano, pois só acontecem aqui em nosso Colégio. 
  • Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) – conjuntos de componentes curriculares que trabalham de forma integrada e interdisciplinar. Sempre capitaneadas por uma área de conhecimento, visam o aprofundamento e a ampliação do repertório de aprendizagens. Ao longo do ano escolar, o estudante oswaldiano tem a oportunidade de cursar duas UCAs escolhidas entre as opções ofertadas, que foram planejadas e construídas a partir dos interesses dos próprios alunos e alunas.

Ao final do Ensino Médio, o estudante oswaldiano terá cursado 3.720 horas, distribuídas de forma a ter experiências coletivas e partilhadas (base comum – FGB), experiências individualizadas baseadas em escolhas (UCTO e UCA) e experiências de autoconhecimento e projeção sobre o futuro (Projeto de Vida).

Enem e Vestibular no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULAR

osso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos para e no enfrentamento dos desafios que se apresentam.

Enem e Vestibular no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULAR

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos para e no enfrentamento dos desafios que se apresentam.

Teses no Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade
TESES

Os alunos do Oswald enfrentam, na 2ª série do Ensino Médio, um desafio que muitos estudantes só vão conhecer no Ensino Superior: o Projeto Teses, que procura envolver os alunos na leitura, análise e produção de textos acadêmicos mais complexos, para a construção individual de uma monografia sobre um tema de interesse.

Para isso, são oferecidas seis frentes de trabalho, ministradas por professores preocupados em fornecer suporte conceitual e metodológico para que o aluno tenha condições de fazer um recorte e problematizar um tema de seu interesse.

O processo é um aprofundamento para os estudantes nos métodos da pesquisa científica e dá a oportunidade de desenvolverem sua produção escrita autoral.

Ampliando o contato com os moldes acadêmicos, o trabalho final também pode ser apresentado perante uma banca formada por um professor da escola, um membro da comunidade (familiares ou outro profissional ligado à instituição) que trabalha ou estuda o tema em questão e pelo professor orientador.

Teses no Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade
TESES

Os alunos do Oswald enfrentam, na 2ª série do Ensino Médio, um desafio que muitos estudantes só vão conhecer no Ensino Superior: o Projeto Teses, que procura envolver os alunos na leitura, análise e produção de textos acadêmicos mais complexos, para a construção individual de uma monografia sobre um tema de interesse.

Para isso, são oferecidas seis frentes de trabalho, ministradas por professores preocupados em fornecer suporte conceitual e metodológico para que o aluno tenha condições de fazer um recorte e problematizar um tema de seu interesse.

O processo é um aprofundamento para os estudantes nos métodos da pesquisa científica e dá a oportunidade de desenvolverem sua produção escrita autoral.

Ampliando o contato com os moldes acadêmicos, o trabalho final também pode ser apresentado perante uma banca formada por um professor da escola, um membro da comunidade (familiares ou outro profissional ligado à instituição) que trabalha ou estuda o tema em questão e pelo professor orientador.

Estudo do Meio no Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Em alguns desses momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.

Estudo do Meio no Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Em alguns desses momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.

Artes, Corpo e Movimento do Colégio Oswald de Andrade
ARTES, CORPO E MOVIMENTO

A partir do Ensino Fundamental II, nossos alunos escolhem cursos das frentes de Artes e Corpo e Movimento a partir de seu interesse. Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências, além de aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes neste projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

PROJETO DE ENCERRAMENTO

O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de encerramento à 3ª série do Ensino Médio dentro da concepção criativa da escola. O Projeto de Encerramento envolve as seis disciplinas das áreas de Artes e Educação Física, é autoral e tem um grande investimento da escola para que os estudantes criem e organizem coletivamente um espetáculo, desde o roteiro até a apresentação. Há alguns anos, o espetáculo deixou os espaços de teatros alugados e passou a ocupar a escola, na Unidade Cerro Corá, sem regras em relação à ocupação do espaço, desde que mantidas as medidas de segurança.

Todos os anos, a chegada ao último ano da vida escolar dos alunos e alunas é marcada também pela ansiedade em conceber o projeto. As turmas começam a debater os possíveis temas com os professores, que mostram espetáculos de outros anos e referências de suas áreas de trabalho. Coletivamente, levantam temas e, então, apresentam propostas formais aos colegas para votação. Escolhido o tema, é formada uma comissão de elaboração de roteiro com estudantes e professores, que irão reunir referências, textos e trabalhos desenvolvidos nas áreas de artes. Com o tempo, outras comissões necessárias para a confecção do espetáculo vão sendo criadas, como a comissão de música, artes visuais, cenário, figurino, produção, comunicação, contra-regragem etc. É um projeto de evolução constante, que pretende aproximar alunos e alunas da criação artística de forma autônoma e sensível, marcando o final de sua vida escolar.

Artes, Corpo e Movimento do Colégio Oswald de Andrade
ARTES, CORPO E MOVIMENTO

A partir do Ensino Fundamental II, nossos alunos escolhem cursos das frentes de Artes e Corpo e Movimento a partir de seu interesse. Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências, além de aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes neste projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

PROJETO DE ENCERRAMENTO

O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de encerramento à 3ª série do Ensino Médio dentro da concepção criativa da escola. O Projeto de Encerramento envolve as seis disciplinas das áreas de Artes e Educação Física, é autoral e tem um grande investimento da escola para que os estudantes criem e organizem coletivamente um espetáculo, desde o roteiro até a apresentação. Há alguns anos, o espetáculo deixou os espaços de teatros alugados e passou a ocupar a escola, na Unidade Cerro Corá, sem regras em relação à ocupação do espaço, desde que mantidas as medidas de segurança.

Todos os anos, a chegada ao último ano da vida escolar dos alunos e alunas é marcada também pela ansiedade em conceber o projeto. As turmas começam a debater os possíveis temas com os professores, que mostram espetáculos de outros anos e referências de suas áreas de trabalho. Coletivamente, levantam temas e, então, apresentam propostas formais aos colegas para votação. Escolhido o tema, é formada uma comissão de elaboração de roteiro com estudantes e professores, que irão reunir referências, textos e trabalhos desenvolvidos nas áreas de artes. Com o tempo, outras comissões necessárias para a confecção do espetáculo vão sendo criadas, como a comissão de música, artes visuais, cenário, figurino, produção, comunicação, contra-regragem etc. É um projeto de evolução constante, que pretende aproximar alunos e alunas da criação artística de forma autônoma e sensível, marcando o final de sua vida escolar.

Oswald Integral

No período da tarde, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio têm oportunidade de participar de diferentes atividades extracurriculares para ampliar sua formação. Além do Programa Come Together, focado no aprendizado da língua inglesa por meio da oralidade e de vivências, a grade do Oswald Integral para os estudantes da Unidade Cerro Corá também oferece diversas modalidades esportivas e aprendizados práticos, como marcenaria, história em quadrinhos, prática de bandas e Young Engineers.

Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/

ACONTECE NO OSWALD

Conheça Fernando Pimentel

No Oswald desde 2007, novo diretor da Unidade Girassol iniciou sua trajetória como estagiário. Ao longo dos anos, passou também pelas funções de auxiliar de classe, assistência de coordenação, coordenação pedagógica e, por fim, assumiu a direção em 2024. Saiba mais.

ACONTECE NO OSWALD

Conheça Fernando Pimentel

No Oswald desde 2007, novo diretor da Unidade Girassol iniciou sua trajetória como estagiário. Ao longo dos anos, passou também pelas funções de auxiliar de classe, assistência de coordenação, coordenação pedagógica e, por fim, assumiu a direção em 2024. Saiba mais.

Grade Curricular

Grade Curricular

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO ENSINO MÉDIO

unidade-ensino-fundamental-2

Calendário

abril 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Reunião com Famílias - 3ª série (EM)
3
4
5
6
7
8
  • SAT - 9º ano EF II
9
  • SAT - 9º ano EF II
10
11
12
13
14
15
16
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
  • Reunião com Famílias - 2ª série (EM)
17
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
18
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
19
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
20
21
22
23
  • Reunião com famílias - 6º ano EF II
24
  • Reunião com famílias - 9º ano EF II (Passagem)
25
  • SAT - Ensino Médio
26
  • SAT - Ensino Médio
  • Aulão de Oficinas - 6º ao 8º ano EF II
27
28
29
  • SAT - Ensino Médio
  • Semana Literária - Unidade Cerro Corá
30
  • SAT - Ensino Médio
  • Reunião com famílias - 8º ano EF II

Calendário

abril 2024

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Reunião com Famílias - 3ª série (EM)
3
4
5
6
7
8
  • SAT - 9º ano EF II
9
  • SAT - 9º ano EF II
10
11
12
13
14
15
16
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
  • Reunião com Famílias - 2ª série (EM)
17
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
18
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
19
  • Estudo do Meio - 8º ano EF II
20
21
22
23
  • Reunião com famílias - 6º ano EF II
24
  • Reunião com famílias - 9º ano EF II (Passagem)
25
  • SAT - Ensino Médio
26
  • SAT - Ensino Médio
  • Aulão de Oficinas - 6º ao 8º ano EF II
27
28
29
  • SAT - Ensino Médio
  • Semana Literária - Unidade Cerro Corá
30
  • SAT - Ensino Médio
  • Reunião com famílias - 8º ano EF II

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS

                        

Ir ao Topo