Agende uma Visita Área Restrita
Ensino Médio2018-09-20T13:31:07+00:00

Ensino Médio

O Ensino Médio instiga o aluno a pensar de maneira cuidadosa e questionadora, de modo a aperfeiçoar as capacidades de compreensão, de análise, de estabelecer relações e de tomar posições. Estas capacidades implicam na aquisição de ferramentas para lidar com as diferentes áreas e linguagens, relativas tanto às ciências exatas como biológicas e humanas. Nosso aluno sabe que o conhecimento é produzido em determinados contextos sociais e históricos, resultando de relações complexas entre diferentes saberes.

Isso pode ser exemplificado na possibilidade que nosso aluno têm, ao longo de seu percurso, de fazer escolhas entre as disciplinas eletivas, tanto em Artes (Teatro, Música e Artes Visuais) e Educação Física (Dança, Esportes e Habilidades Acrobáticas) quanto em outras disciplinas que ampliam sua experiência acadêmica, tais como: Física e Tecnologia Moderna, Questões Ambientais, Psicologia Social, Ética, entre outras.

Nosso aluno é convocado a perceber a pluralidade de perspectivas investigativas e explicativas, valorizando as construções históricas do conhecimento e a diversidade de modelos explicativos de um fenômeno. Compreende que a diversidade sociocultural é fundamental na produção dos saberes e que as várias facetas da realidade, em suas diferentes expressões e significados, devem ser levadas em consideração.

Colégio Oswald de Andrade Fotos do Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio instiga o aluno a pensar de maneira cuidadosa e questionadora, de modo a aperfeiçoar as capacidades de compreensão, de análise, de estabelecer relações e de tomar posições. Estas capacidades implicam na aquisição de ferramentas para lidar com as diferentes áreas e linguagens, relativas tanto às ciências exatas como biológicas e humanas. Nosso aluno sabe que o conhecimento é produzido em determinados contextos sociais e históricos, resultando de relações complexas entre diferentes saberes.

Isso pode ser exemplificado na possibilidade que nosso aluno têm, ao longo de seu percurso, de fazer escolhas entre as disciplinas eletivas, tanto em Artes (Teatro, Música e Artes Visuais) e Educação Física (Dança, Esportes e Habilidades Acrobáticas) quanto em outras disciplinas que ampliam sua experiência acadêmica, tais como: Física e Tecnologia Moderna, Questões Ambientais, Psicologia Social, Ética, entre outras.

Nosso aluno é convocado a perceber a pluralidade de perspectivas investigativas e explicativas, valorizando as construções históricas do conhecimento e a diversidade de modelos explicativos de um fenômeno. Compreende que a diversidade sociocultural é fundamental na produção dos saberes e que as várias facetas da realidade, em suas diferentes expressões e significados, devem ser levadas em consideração.

Alunos do Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade

Desafios

Visamos a formação de um aluno que tenha condições de reconhecer em quais aspectos é autônomo e de perceber quais os próximos desafios a serem enfrentados. Para isso, é necessário que:

  • adquira as ferramentas metodológicas e procedimentais específicas das áreas do conhecimento;
  • desenvolva perseverança e fôlego para enfrentar seus desafios; e
  • seja responsável pelas escolhas que faz, tanto em relação ao seu percurso pessoal quanto ao coletivo.

Desafios

Visamos a formação de um aluno que tenha condições de reconhecer em quais aspectos é autônomo e de perceber quais os próximos desafios a serem enfrentados. Para isso, é necessário que:

  • adquira as ferramentas metodológicas e procedimentais específicas das áreas do conhecimento;
  • desenvolva perseverança e fôlego para enfrentar seus desafios; e
  • seja responsável pelas escolhas que faz, tanto em relação ao seu percurso pessoal quanto ao coletivo.

No Ensino Médio o aluno é desafiado a:

  • lidar com uma maior quantidade e complexidade das disciplinas
  • desenvolver métodos de registro mais qualificados
  • desenvolver métodos de estudo de acordo com as especificidades dos diferentes conteúdos
  • operar com a natureza interdisciplinar do conhecimento humano
  • planejar-se para dirigir sua vida acadêmica de maneira satisfatória
Ensino Médio Oswald

Currículo Ampliado

Nosso currículo é pensado de maneira a formar um aluno preparado para dar continuidade aos estudos após o término do Ensino Médio, e isso inclui a passagem pelo vestibular. Visamos, sobretudo, que nosso aluno tenha boas condições de seguir em sua vida acadêmica e profissional.

Desenvolver a capacidade de ler, compreender, interpretar e problematizar diferentes textos; conhecer as diversas maneiras de fazer pesquisa; utilizar conceitos e procedimentos das diferentes áreas do conhecimento para resolver problemas; ser capaz de boa expressão verbal, na forma oral e escrita, utilizando adequadamente os gêneros do discurso, são alguns dos focos importantes do nosso trabalho. Dessa forma, nossos alunos têm a oportunidade de serem estudantes capazes de enfrentar com resultados significativos o desafio dos vestibulares, do Ensino Superior e do mundo do trabalho.

Enem e Vestibular no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULAR

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

Enem e Vestibular no Colégio Oswald de Andrade
ENEM E VESTIBULAR

Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.

É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.

Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional

Teses no Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade
TESES

Os alunos do Oswald enfrentam, na 2ª série do Ensino Médio, um desafio que muitos estudantes só vão conhecer no Ensino Superior: o Projeto Teses, que procura envolver os alunos na leitura, análise e produção de textos acadêmicos mais complexos, na construção de uma monografia sobre um tema de interesse.

Para isso, são oferecidas as disciplinas eletivas, ministradas por professores preocupados em fornecer suporte conceitual e metodológico para que o aluno tenha condições de fazer um recorte e problematizar um tema de seu interesse.

O processo é um aprofundamento para os estudantes nos métodos da pesquisa científica e dá a oportunidade de desenvolverem sua produção escrita autoral.

Ampliando o contato com os moldes acadêmicos, o trabalho final também pode ser apresentado perante uma banca formada por um professor da escola, um membro da comunidade (familiares ou outro profissional ligado à instituição) que trabalha ou estuda o tema em questão e pelo professor orientador.

Teses no Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade
TESES

Os alunos do Oswald enfrentam, na 2ª série do Ensino Médio, um desafio que muitos estudantes só vão conhecer no Ensino Superior: o Projeto Teses, que procura envolver os alunos na leitura, análise e produção de textos acadêmicos mais complexos, na construção de uma monografia sobre um tema de interesse.

Para isso, são oferecidas as disciplinas eletivas, ministradas por professores preocupados em fornecer suporte conceitual e metodológico para que o aluno tenha condições de fazer um recorte e problematizar um tema de seu interesse.

O processo é um aprofundamento para os estudantes nos métodos da pesquisa científica e dá a oportunidade de desenvolverem sua produção escrita autoral.

Ampliando o contato com os moldes acadêmicos, o trabalho final também pode ser apresentado perante uma banca formada por um professor da escola, um membro da comunidade (familiares ou outro profissional ligado à instituição) que trabalha ou estuda o tema em questão e pelo professor orientador.

Projetos de Intervenção do Colégio Oswald de Andrade
PROJETOS DE INTERVENÇÃO

As atividades de Projetos de Intervenção buscam instigar os alunos da 3ª série do Ensino Médio a pensarem sobre os problemas ligados à metrópole e elaborarem possíveis intervenções a serem realizadas. O trabalho parte de encontros coletivos, junto aos professores da área, nos quais são levantadas as problemáticas e propostas dos alunos, culminando na eleição de três temas e na divisão em grupos de interesse. Os alunos encaram o desafio do planejamento dessas ações, do consenso em um trabalho colaborativo, da divisão de tarefas e da relevância de uma intervenção na comunidade escolar. Os Projetos de Intervenção prezam pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos e pela possibilidade de ampliar os conhecimentos apreendidos na escola, uma vez que promovem o debate das problemáticas elencadas e a divisão espontânea em grupos de atuação, o que leva à necessidade de envolvimento e protagonismo do aluno no desenrolar das atividades. Os projetos que os alunos propõem e desenvolvem no espaço de Projetos de Intervenção já se desdobraram por diversas áreas, como debates políticos com candidatos, transformação de espaços do Oswald, intervenções em praças públicas, ocupações artísticas, construção de um aquecedor de água movido a energia solar e diversos outros trabalhos que enriquecem a formação dos alunos do Ensino Médio do Oswald.

Projetos de Intervenção do Colégio Oswald de Andrade
PROJETOS DE INTERVENÇÃO

As atividades de Projetos de Intervenção buscam instigar os alunos da 3ª série do Ensino Médio a pensarem sobre os problemas ligados à metrópole e elaborarem possíveis intervenções a serem realizadas. O trabalho parte de encontros coletivos, junto aos professores da área, nos quais são levantadas as problemáticas e propostas dos alunos, culminando na eleição de três temas e na divisão em grupos de interesse. Os alunos encaram o desafio do planejamento dessas ações, do consenso em um trabalho colaborativo, da divisão de tarefas e da relevância de uma intervenção na comunidade escolar. Os Projetos de Intervenção prezam pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos e pela possibilidade de ampliar os conhecimentos apreendidos na escola, uma vez que promovem o debate das problemáticas elencadas e a divisão espontânea em grupos de atuação, o que leva à necessidade de envolvimento e protagonismo do aluno no desenrolar das atividades. Os projetos que os alunos propõem e desenvolvem no espaço de Projetos de Intervenção já se desdobraram por diversas áreas, como debates políticos com candidatos, transformação de espaços do Oswald, intervenções em praças públicas, ocupações artísticas, construção de um aquecedor de água movido a energia solar e diversos outros trabalhos que enriquecem a formação dos alunos do Ensino Médio do Oswald.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CIDADANIA DIGITAL

Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Cidadania Digital do Colégio Oswald de Andrade
CIDADANIA DIGITAL

Assumimos a educação digital e a promoção da cidadania digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.

É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.

Estudo do Meio no Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Nestes momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

Estudo do Meio no Colégio Oswald de Andrade
ESTUDO DO MEIO

O Oswald é pioneiro na criação de Estudos do Meio, uma forma de articulação entre o conteúdo escolar e o mundo à volta dos estudantes.  A partir de questões norteadoras, tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações.

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio, todas as séries participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que promove o mergulho em uma localidade e cultura diversa.  Atividades culturais dentro da rotina e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências para os estudos.

Nestes momentos, os alunos são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares (como no Projeto de Intervenção da 3ª série do Ensino Médio).

Artes, Corpo e Movimento do Colégio Oswald de Andrade
ARTES, CORPO E MOVIMENTO

A partir do Ensino Fundamental II, nossos alunos escolhem cursos das frentes de Artes, Corpo e Movimento a partir de seu interesse. Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

PROJETO DE ENCERRAMENTO: ao chegar no final de sua trajetória escolar, nossos alunos despedem-se do Oswald com a criação de um projeto autoral que reúne linguagens das áreas de Artes e Movimento. Os jovens podem criar e produzir um espetáculo que traga textos, danças, imagens e músicas que expressem seu olhar para o mundo!

Artes, Corpo e Movimento do Colégio Oswald de Andrade
ARTES, CORPO E MOVIMENTO

A partir do Ensino Fundamental II, nossos alunos escolhem cursos das frentes de Artes, Corpo e Movimento a partir de seu interesse. Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.

PROJETO DE ENCERRAMENTO: ao chegar no final de sua trajetória escolar, nossos alunos despedem-se do Oswald com a criação de um projeto autoral que reúne linguagens das áreas de Artes e Movimento. Os jovens podem criar e produzir um espetáculo que traga textos, danças, imagens e músicas que expressem seu olhar para o mundo!

Mindfullness no Colégio Oswald de Andrade
MINDFULLNESS

Consideramos que a formação acadêmica, social e emocional estão interligadas. Por isso, buscamos as práticas mais atualizadas para compor nosso currículo e temos sido pioneiros no trabalho com a prática de Mindfulness no Brasil. Desde 2017, alunos e alunas do Ensino Fundamental II e Médio têm encontros semanais com a profissional Daniela Degani, da MindKids.

As melhorias no envolvimento dos alunos em sala de aula e os relatos de jovens que se desenvolveram em relação à tranquilidade e qualidade de vida demonstram a importância deste cuidado no âmbito escolar. São muitos os benefícios que a meditação traz, como melhoria de foco e atenção, maior equilíbrio emocional e aumento de calma e bem-estar. A prática de Mindfulness ensina estudantes a estarem presentes no momento de aprendizado, dando ferramentas para controlarem emoções e manterem-se concentrados no dia a dia. Respiração e meditação são os focos dessa prática, variando suas intensidades e intenções conforme a necessidade dos jovens.

Mindfullness no Colégio Oswald de Andrade
MINDFULLNESS

Consideramos que a formação acadêmica, social e emocional estão interligadas. Por isso, buscamos as práticas mais atualizadas para compor nosso currículo e temos sido pioneiros no trabalho com a prática de Mindfulness no Brasil. Desde 2017, alunos e alunas do Ensino Fundamental II e Médio têm encontros semanais com a profissional Daniela Degani, da MindKids.

As melhorias no envolvimento dos alunos em sala de aula e os relatos de jovens que se desenvolveram em relação à tranquilidade e qualidade de vida demonstram a importância deste cuidado no âmbito escolar. São muitos os benefícios que a meditação traz, como melhoria de foco e atenção, maior equilíbrio emocional e aumento de calma e bem-estar. A prática de Mindfulness ensina estudantes a estarem presentes no momento de aprendizado, dando ferramentas para controlarem emoções e manterem-se concentrados no dia a dia. Respiração e meditação são os focos dessa prática, variando suas intensidades e intenções conforme a necessidade dos jovens.

Grade Curricular

Grade Curricular

Agende uma visita
Agende uma visita

UNIDADE DO ENSINO MÉDIO

unidade-ensino-fundamental-2

Calendário

setembro 2018

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
  • Início do 3º trimestre
  • Rupturas - 1º semestre
  • Início do processo de Recuperação (EF II e EM)
4
  • Rupturas - 1º semestre
  • Reunião com famílias - 1º ano EM
5
  • Rupturas - 1º semestre
6
  • Rupturas - 1º semestre
  • Reunião com famílias - 8º ano EF II
7
8
9
10
11
  • Estudo do Meio - 9º ano A do EF II
  • Aula de Estudo do Meio - 1º ano EM
12
  • Estudo do Meio - 9º ano A do EF II
  • Estudo do Meio - 9º ano B do EF II
13
  • Estudo do Meio - 9º ano A do EF II
  • Estudo do Meio - 9º ano B do EF II
14
  • Estudo do Meio - 9º ano B do EF II
15
16
17
18
  • Reunião com famílias de 7º ano (EF II)
19
  • Reunião com famílias de 6º ano (EF II)
20
  • Reunião com famílias - 9º ano EF II
21
22
23
24
25
  • Aula de Estudo do Meio - 1º ano EM
  • Reunião com famílias - 2º ano EM
26
27
28
29
30

Calendário

setembro 2018

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
  • Início do 3º trimestre
  • Rupturas - 1º semestre
  • Início do processo de Recuperação (EF II e EM)
4
  • Rupturas - 1º semestre
  • Reunião com famílias - 1º ano EM
5
  • Rupturas - 1º semestre
6
  • Rupturas - 1º semestre
  • Reunião com famílias - 8º ano EF II
7
8
9
10
11
  • Estudo do Meio - 9º ano A do EF II
  • Aula de Estudo do Meio - 1º ano EM
12
  • Estudo do Meio - 9º ano A do EF II
  • Estudo do Meio - 9º ano B do EF II
13
  • Estudo do Meio - 9º ano A do EF II
  • Estudo do Meio - 9º ano B do EF II
14
  • Estudo do Meio - 9º ano B do EF II
15
16
17
18
  • Reunião com famílias de 7º ano (EF II)
19
  • Reunião com famílias de 6º ano (EF II)
20
  • Reunião com famílias - 9º ano EF II
21
22
23
24
25
  • Aula de Estudo do Meio - 1º ano EM
  • Reunião com famílias - 2º ano EM
26
27
28
29
30

Guia de Orientações Gerais – baixe aqui
Horário de aulas – acesse aqui
Horário do Processo de Recuperação – 1ª série | 2ª série3ª série
Planos de Estudos para Recuperação – 1ª série | 2ª série | 3ª série
Lista de Livros – 1ª série | 2ª série | 3ª série
Livrarias parceiras do Colégio Oswald de Andrade – acesse aqui

NOSSAS REDES SOCIAIS

        

NOSSAS REDES SOCIAIS