Agende uma Visita Área Restrita
O Oswald2018-09-07T13:50:21+00:00

Somos uma instituição que aprende, e de forma colaborativa.

A abertura a mudanças e a ousadia para buscar novos caminhos, novas práticas e metodologias, mesmo quando não há certezas estabelecidas, são características que marcam nossa escola desde sua fundação, há mais de 40 anos.

Alunos do Colégio Oswald de Andrade

Isso é expresso em nosso cotidiano, em incentivos à participação dos alunos e no compartilhamento e troca entre todos os agentes da escola.
No Oswald, as pessoas trabalham e estudam interagindo umas com as outras.

Estamos abertos a questionar nossas próprias crenças porque reconhecemos a diversidade dos pontos de vista e o valor da inovação. Fazemos uma gestão institucional coerente com os nossos propósitos formativos.

Somos uma instituição que aprende,
e de forma colaborativa.

A abertura a mudanças e a ousadia para buscar novos caminhos, novas práticas e metodologias, mesmo quando não há certezas estabelecidas, são características que marcam nossa escola desde sua fundação, há mais de 40 anos.

Alunos do Colégio Oswald de Andrade

Isso é expresso em nosso cotidiano, em incentivos à participação dos alunos e no compartilhamento e troca entre todos os agentes da escola.
No Oswald, as pessoas trabalham e estudam interagindo umas com as outras.

Estamos abertos a questionar nossas próprias crenças porque reconhecemos a diversidade dos pontos de vista e o valor da inovação. Fazemos uma gestão institucional coerente com os nossos propósitos formativos.

oswald-quemsomos-img-topo-direita

Não somos Oswald de Andrade por acaso.

Não somos Oswald de Andrade por acaso.

O grande modernista que dá nome à nossa escola foi um iconoclasta que cultuava o legado científico, artístico e cultural da humanidade, ainda que jogando sobre esses conhecimentos o seu olhar sempre crítico e irônico.

O aluno do Oswald bebe dessa fonte vital e transformadora. Cresce declamando poesia, fazendo teatro, aprendendo música, compondo, escrevendo, criando, vivenciando ciência, entendendo história, desenvolvendo o raciocínio lógico.

É um cidadão do mundo. Livre, ativo, crítico, consciente.

Recusamos, por isso, qualquer movimento de doutrinação. Não queremos formar fiéis ou membros passivos de uma coletividade qualquer.
O desafio será sempre abrir, nunca fechar.

O desafio é   hoje, e será no futuro discutir as principais correntes filosóficas, políticas e culturais construídas pelo homem, deixando ao aluno as ferramentas conceituais para que desenhe as próprias respostas, fazendo com que suas realizações possam transformar e melhorar o mundo em que vivemos!

O grande modernista que dá nome à nossa escola foi um iconoclasta que cultuava o legado científico, artístico e cultural da humanidade, ainda que jogando sobre esses conhecimentos o seu olhar sempre crítico e irônico.

O aluno do Oswald bebe dessa fonte vital e transformadora. Cresce declamando poesia, fazendo teatro, aprendendo música, compondo, escrevendo, criando, vivenciando ciência, entendendo história, desenvolvendo o raciocínio lógico.

É um cidadão do mundo. Livre, ativo, crítico, consciente.

Recusamos, por isso, qualquer movimento de doutrinação. Não queremos formar fiéis ou membros passivos de uma coletividade qualquer.
O desafio será sempre abrir, nunca fechar.

O desafio é hoje, e será no futuro discutir as principais correntes filosóficas, políticas e culturais construídas pelo homem, deixando ao aluno as ferramentas conceituais para que desenhe as próprias respostas, fazendo com que suas realizações possam transformar e melhorar o mundo em que vivemos!

Nosso Propósito

Formar pessoas autônomas, que tenham as competências necessárias para alcançar sua realização pessoal e profissional por meio de uma atuação ética, crítica e colaborativa, que respeitem as diversidades e possam contribuir para transformar e melhorar o mundo.

Nosso Propósito

Formar pessoas autônomas, que tenham as competências necessárias para alcançar sua realização pessoal e profissional por meio de uma atuação ética, crítica e colaborativa, que respeitem as diversidades e possam contribuir para transformar e melhorar o mundo.

Colégio Oswald de Andrade Quem Somos
Colégio Oswald de Andrade Quem Somos

Nossos Pilares

Nossos Pilares

investigacao-imagem
INVESTIGAÇÃO
processo e criatividade

O ato de investigar faz parte do dia a dia de todos os alunos e educadores. Acreditamos que a investigação é um dos principais processos para a construção do conhecimento humano. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos pesquisam temas diversos que se relacionam com suas experiências de vida, sendo eles curriculares ou de interesse do grupo, e desenvolvem trabalhos autorais, resultantes de suas investigações, que são compartilhados com a comunidade. A essas experiências investigativas damos o nome de Projetos.

Os projetos investigativos possuem temas multidisciplinares e estimulam a curiosidade e a criatividade, desde a formulação da questão até a escolha do modo como o projeto será apresentado. No Oswald, as perguntas são tão valiosas quanto as respostas e nossos educadores criam situações para que os alunos elaborem suas próprias questões.

A partir de nossos projetos, os alunos aprendem a pesquisar, valorizar e relacionar-se com o legado científico e cultural da humanidade. Nesse processo de aprendizagem, confrontam ideias, reúnem referências. Formulam e testam hipóteses, elaboram conceitos, desenvolvem raciocínios. Aprendem de maneira crítica a resolver problemas e conflitos, a propor soluções, a planejar suas ações e a trabalhar em grupo.

investigacao-imagem
INVESTIGAÇÃO
processo e criatividade

O ato de investigar faz parte do dia a dia de todos os alunos e educadores. Acreditamos que a investigação é um dos principais processos para a construção do conhecimento humano. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos pesquisam temas diversos que se relacionam com suas experiências de vida, sendo eles curriculares ou de interesse do grupo, e desenvolvem trabalhos autorais, resultantes de suas investigações, que são compartilhados com a comunidade. A essas experiências investigativas damos o nome de Projetos.

Os projetos investigativos possuem temas multidisciplinares e estimulam a curiosidade e a criatividade, desde a formulação da questão até a escolha do modo como o projeto será apresentado. No Oswald, as perguntas são tão valiosas quanto as respostas e nossos educadores criam situações para que os alunos elaborem suas próprias questões.

A partir de nossos projetos, os alunos aprendem a pesquisar, valorizar e relacionar-se com o legado científico e cultural da humanidade. Nesse processo de aprendizagem, confrontam ideias, reúnem referências. Formulam e testam hipóteses, elaboram conceitos, desenvolvem raciocínios. Aprendem de maneira crítica a resolver problemas e conflitos, a propor soluções, a planejar suas ações e a trabalhar em grupo.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Colaboração
COLABORAÇÃO

Nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo. É por esse motivo que os trabalhos em grupo são propostos e é a partir desta estratégia que desenvolvemos uma importante habilidade social: a colaboração.

Acreditamos que é por meio da troca de saberes e pontos de vista que cada um se desenvolve mais plenamente na relação com o outro, aprimorando a escuta generosa e ativa, além do respeito às opiniões contrárias, o que potencializa a construção do conhecimento.

A colaboração possibilita a aprendizagem da empatia, que leva o aluno a olhar para o outro e a ter interesse pelo mundo que o cerca. No Oswald, estimulamos o diálogo, o questionamento e o debate, pois levam ao desenvolvimento do pensamento crítico, formando jovens que terminam a escolaridade com o desejo de transformar e melhorar o mundo.

COLABORAÇÃO

Nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo. É por esse motivo que os trabalhos em grupo são propostos e é a partir desta estratégia que desenvolvemos uma importante habilidade social: a colaboração.

Acreditamos que é por meio da troca de saberes e pontos de vista que cada um se desenvolve mais plenamente na relação com o outro, aprimorando a escuta generosa e ativa, além do respeito às opiniões contrárias, o que potencializa a construção do conhecimento.

A colaboração possibilita a aprendizagem da empatia, que leva o aluno a olhar para o outro e a ter interesse pelo mundo que o cerca. No Oswald, estimulamos o diálogo, o questionamento e o debate, pois levam ao desenvolvimento do pensamento crítico, formando jovens que terminam a escolaridade com o desejo de transformar e melhorar o mundo.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Colaboração
Colégio Oswald de Andrade Pilar Autonomia
AUTONOMIA E
RESPONSABILIDADE

A possibilidade de ter uma ação autônoma na vida está diretamente ligada a uma maturação da percepção de si, de suas potencialidades e desafios, de sua liberdade e responsabilidade frente ao mundo, assim como do alcance de suas ações. A autonomia é uma aprendizagem para a vida. Promovemos situações que permitem ao aluno o desenvolvimento da reflexão e a realização de escolhas responsáveis.

Para atingir a autonomia, os alunos precisam desenvolver o autoconhecimento, por meio da cultura de reflexão sobre suas ações, sobre o estudo e sobre a própria aprendizagem, exercitando a metacognição. Incentivamos a leitura e os estudos para que os alunos tenham argumentações embasadas e defendam suas opiniões. Para isso, realizamos reuniões e assembleias de classe, valorizando o debate e os princípios democráticos, e incentivamos o Grêmio Estudantil como uma forma de desenvolvermos a cidadania e a responsabilidade coletiva.

Dessa forma, no Colégio Oswald, entendemos que a atuação autônoma na vida em sociedade depende de investimentos intencionais e planejados, para que possamos formar cidadãos cada vez mais responsáveis por suas ações e escolhas, cumprindo seus deveres e exercendo seus direitos.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Autonomia
AUTONOMIA
E RESPONSABILIDADE

A possibilidade de ter uma ação autônoma na vida está diretamente ligada a uma maturação da percepção de si, de suas potencialidades e desafios, de sua liberdade e responsabilidade frente ao mundo, assim como do alcance de suas ações. A autonomia é uma aprendizagem para a vida. Promovemos situações que permitem ao aluno o desenvolvimento da reflexão e a realização de escolhas responsáveis.

Para atingir a autonomia, os alunos precisam desenvolver o autoconhecimento, por meio da cultura de reflexão sobre suas ações, sobre o estudo e sobre a própria aprendizagem, exercitando a metacognição. Incentivamos a leitura e os estudos para que os alunos tenham argumentações embasadas e defendam suas opiniões. Para isso, realizamos reuniões e assembleias de classe, valorizando o debate e os princípios democráticos, e incentivamos o Grêmio Estudantil como uma forma de desenvolvermos a cidadania e a responsabilidade coletiva.

Dessa forma, no Colégio Oswald, entendemos que a atuação autônoma na vida em sociedade depende de investimentos intencionais e planejados, para que possamos formar cidadãos cada vez mais responsáveis por suas ações e escolhas, cumprindo seus deveres e exercendo seus direitos.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Diversidade
DIVERSIDADE

A diversidade é um princípio para as práticas no Oswald de Andrade, pois tem importantes efeitos na construção de um senso de coletividade, que implica no reconhecimento de si e do outro como sujeitos singulares. Nessa perspectiva, desenvolvemos o respeito às diversas culturas e diferentes posições políticas; à diversidade de orientação sexual e expressão de gênero; à convivência e debate entre diferentes opiniões, argumentos e saberes. É parte de nossa identidade o respeito a diferentes modos de estar no mundo.

Entendemos que as experiências significativas são heterogêneas, assim como são múltiplos os indivíduos e suas necessidades de aprendizagens. Reconhecemos a variedade de percursos próprios de aprendizagens a partir de um eixo curricular flexível, que valoriza as diferentes linguagens no processo escolar.

Ao valorizarmos a pluralidade, também atuamos a fim de que o aluno desenvolva diferentes habilidades cognitvas e emocionais que contribuam para sua formação pessoal e para a construção de um futuro melhor, mais humano e promissor.

Os professores planejam e propõem diferentes estratégias de aula que permitem que nossos alunos sejam participativos, o que colabora para uma aprendizagem significativa.

Desse modo, o Colégio Oswald contribui na formação da identidade de seus alunos, para que sejam autores de sua própria história e cidadãos que atuam local e globalmente, respeitando a diversidade humana em suas diferentes formas de ser e de se expressar.

DIVERSIDADE

A diversidade é um princípio para as práticas no Oswald de Andrade, pois tem importantes efeitos na construção de um senso de coletividade, que implica no reconhecimento de si e do outro como sujeitos singulares. Nessa perspectiva, desenvolvemos o respeito às diversas culturas e diferentes posições políticas; à diversidade de orientação sexual e expressão de gênero; à convivência e debate entre diferentes opiniões, argumentos e saberes. É parte de nossa identidade o respeito a diferentes modos de estar no mundo.

Entendemos que as experiências significativas são heterogêneas, assim como são múltiplos os indivíduos e suas necessidades de aprendizagens. Reconhecemos a variedade de percursos próprios de aprendizagens a partir de um eixo curricular flexível, que valoriza as diferentes linguagens no processo escolar.

Ao valorizarmos a pluralidade, também atuamos a fim de que o aluno desenvolva diferentes habilidades cognitvas e emocionais que contribuam para sua formação pessoal e para a construção de um futuro melhor, mais humano e promissor.

Os professores planejam e propõem diferentes estratégias de aula que permitem que nossos alunos sejam participativos, o que colabora para uma aprendizagem significativa.

Desse modo, o Colégio Oswald contribui na formação da identidade de seus alunos, para que sejam autores de sua própria história e cidadãos que atuam local e globalmente, respeitando a diversidade humana em suas diferentes formas de ser e de se expressar.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Diversidade

Oswald Social

Como uma instituição que pretende formar jovens que atuem positivamente na sociedade, também nos preocupamos em dar o exemplo. Com a criação de espaços de discussões sociais importantes para nossa comunidade escolar, como o Biscoito Fino ou palestras desenvolvidas em parceria com o Grupo de Famílias, o Oswald tenta colocar-se como promotor de valores construtivos para a sociedade.

Há mais de dez anos, a Unidade Girassol do Oswald recebe o Projeto Girassol, que começou como uma iniciativa de alfabetização de adultos, mas que hoje traz uma formação complementar bastante ampliada para os participantes. Em cursos como Português, Matemática, Artes Plásticas, Filosofia, Biblioteca, Economia, Yoga, Música e Ciências, os adultos do Projeto Girassol conseguem ter contato com a formação ampla e transformadora em que o Oswald acredita. Alunos, ex-alunos, professores e familiares do colégio ajudam na realização do Projeto Girassol.

Desde 2015, o Oswald Sustentável, grupo organizado por alunos e funcionários do colégio, pensamos também ações de sustentabilidade para diminuir o impacto ambiental de nossa escola. Em ações que vão desde extinguir o uso de descartáveis no cotidiano escolar a participar de campanhas da ONU Meio Ambiente, o Oswald busca promover consciência ambiental em nossa comunidade.

Conheça o site comemorativo Oswald 40 anos

Oswald 40 Anos

Projeto Político Pedagógico – baixe aqui
Regimento Escolar – baixe aqui

Agende uma visita!
Agende uma visita!

NOSSAS UNIDADES

Unidades do Colégio Oswald de Andrade
NOSSAS REDES SOCIAIS

       

NOSSAS REDES SOCIAIS